Servidora venceu o câncer duas vezes e hoje coleciona medalhas em corridas de rua

Além da Academia conta a história da auxiliar de Enfermagem Janice Rodrigues
Por Jacqueline Freire - jornalista
06/01/2021 17h02 - Atualizado em 06/01/2021 às 19h47
Janice Rodrigues coleciona medalhas com o maratonista

Nas comemorações dos 60 anos da Ufal, a Ascom retoma o projeto Além da Academia e, ao longo deste ano, vamos trazer vários episódios contando histórias de superação e também o que os servidores da Universidade estão fazendo de prazeroso além do trabalho.

Janice Rodrigues assumiu como auxiliar de enfermagem no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU) da Ufal no ano de 1997. Sua história é marcada por grandes desafios. Foram 17 atuando na Maternidade do Hospital e mais sete no Ambulatório de Pediatria, onde trabalhar até hoje. Quem a vê colecionando medalhas em corridas de rua, vencendo competições de 13 km, não imagina toda sua luta que começou ainda em 2001, aos 52 anos. “Tive um câncer de mama em 2001 e, aos 62 anos, em 2011, tive um câncer de endométrio”, contou.

Ela começou a correr em novembro de 2017, já após os tratamentos e passar por muitas dores nas articulações. “Eu estava com dificuldade de andar, muito debilitada, sem conseguir nem subir no ônibus, quando resolvi fazer alguma coisa por mim. Isso se chama determinação”, comemorou.

A determinação de Janice a levou a conquistar a autonomia que tanto necessitava. Como maratonista, profissional da saúde, mulher, ela precisou vencer grandes desafios. Segundo ela mesma, o maior deles foi a cura dos dois cânceres. “Saber que posso ajudar outras pessoas, me ver começando e terminando uma corrida, faz parte da minha superação”, explicou a servidora, que conta ainda, sobre um dos maiores aprendizados desse período: “A vida continua, por mais difícil que seja, tudo depende de você, basta querer, tudo depende do foco e da força de vontade”.

Além da Academia

O quadro Além da Academia teve início em 2011 na página da Ufal e conta um pouco da história dos servidores da Universidade Federal de Alagoas para além dos muros do Campus, o que fazem fora da Universidade, seus hobbies, paixões e interesses.