Abertas inscrições para cadastro de professores bolsistas em cursos EaD

Edital interno para atuar nas demandas da Universidade Aberta do Brasil contempla 41 áreas de estudo
Por Manuella Soares - jornalista
28/09/2020 18h33 - Atualizado em 29/09/2020 às 09h40

A Universidade Federal de Alagoas, por meio da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied) abriu inscrições para credenciamento de professor bolsista da Universidade Aberta do Brasil (UAB). O processo interno simplificado terá etapa única de prova de títulos e inscreve até a quarta-feira (30), gratuitamente, os candidatos para exercício temporário no programa.

Para participar da seleção do cadastramento, é preciso ter vínculo institucional como docente concursado da Ufal, atender aos requisitos de formação exigidos pela área de estudo que vai concorrer, além de outras especificidades do edital disponível aqui. Entre as exigências, possuir habilidade com recursos de conectividade à internet, como e-mail, chat, fórum e Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Os professores com vínculo de substituto também podem se inscrever e ocuparão as vagas não preenchidas pelos docentes efetivos. As bolsas serão pagas pela Capes e variam de R$ 1,1 mil a R$ 1,3 mil, de acordo com o tempo comprovado de experiência no magistério, em cursos superiores.

A prova de títulos é de caráter eliminatório e classificatório e as convocações serão feitas conforme a demanda dos cursos oferecidos pela UAB/Ufal. O edital prevê cotas de 10% para Pessoas com Deficiência (PcD) e 20% para autodeclarados negros. Essas duas demandas de candidatos devem passar por banca de validação no dia 2 de outubro.

O período destinado ao envio, pelo sistema da Copeve, dos documentos comprobatórios dos títulos é de 2 a 5 de outubro. O resultado preliminar está marcado para o dia 12 do mesmo mês e, após os prazos de recursos, o resultado final será divulgado no dia 16 de outubro.

A Cied vai oferecer um curso de formação para planejamento e execução de atividades no AVA, plataforma Moodle, com o objetivo de desenvolver competências técnico-pedagógicas para exercer a atividade docente na modalidade a distância. Durante a pandemia da covid-19 todas as ações de formação e aulas serão virtuais, mas após esse período, os professores também farão atividades presenciais nos polos de apoio UAB.

Confira no edital quais são as 41 áreas de estudo com as respectivas disciplinas ofertadas e a formação exigida para cada uma delas.