Laboratório de atividade física investe em ações nas mídias

As atividades no Instagram e no Youtube são uma forma de aproximar a universidade da população
Por Pedro Ivon - estagiário de Jornalismo
07/08/2020 17h00 - Atualizado em 07/08/2020 às 18h47
Lacaps

O Laboratório de Cineantropometria, Atividade Física e Promoção da Saúde (Lacaps), ligado ao curso de Educação Física da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Campus Arapiraca, tem desenvolvido uma série de ações na área da comunicação para aproximar mais a sociedade da Universidade, divulgando as ações realizadas pelo grupo. O Lacaps está associado às atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão do curso ao qual é ligado.

“As Iistituições de ensino superior e suas respectivas comunidades acadêmicas, em geral, necessitam estabelecer uma maior aproximação com a sociedade. Precisamos incentivar, além do ensino de qualidade e das pesquisas, ações que aproximem a comunidade da Universidade e vice-versa. É fundamental que façamos chegar à comunidade o que estamos fazendo, produzindo, qual o impacto para a vida e o bem-estar da população em geral. O Lacaps tem procurado estabelecer uma comunicação direta com a comunidade. Temos uma responsabilidade social que não se restringe apenas às publicações científicas. É fundamental fazer ciência e comunicar os achados científicos não apenas à comunidade científica, mas a todos”, diz Leonardo Luz, atual coordenador do laboratório.

Dentre as ações comunicativas está o Instagram @lacaps.ufal, onde é realizada a divulgação de informações científicas, de maneira mais acessível a todos, e a transmissão de lives, toda quarta-feira, às 17h, sobre Educação e Promoção da Saúde. Além do Instagram, há também o canal no Youtube, onde são postadas as lives transmitidas.

Para colaborar com essas ações, fazendo-as ter uma qualidade melhor, a equipe do Lacaps está a procura de profissionais da comunicação que queiram contribuir. “Quem sabe poder contar com estagiários  da Comunicação Social, do Design ou áreas afins, por exemplo”, fala Leonardo, explicando que estão sendo vistas as possibilidades para por isso em prática na Ufal.

Sobre o Lacaps

Fundado em 2009 pelo professor Arnaldo Tenório e pelo já mencionado Leonardo Luz, o Lacaps é utilizado por docentes e alunos do curso de Educação Física e tem cinco linhas de pesquisa, que são a Cineantromometria relacionada à saúde e ao desempenho humano; as Dimensões do letramento corporal na promoção da saúde; o Efeito da idade cronológica e da maturação biológica em jovens atletas; os Fatores associados ao comportamento motor em diferentes grupos populacionais; e os Preditores do nível habitual de atividade física e do comportamento sedentário em diferentes grupos populacionais.

Além dessas linhas, há também o projeto de extensão Ensino das práticas corporais para o desenvolvimento da autonomia de ação.

Para mais informações sobre o Lacaps, acesse suas informações no site do CNPQ, aqui.