Professora da Ufal lança obra sobre desigualdades sociais

O lançamento do livro da docente Luciana Caetano será no próximo dia 9, durante a Semana de Economia
Por Márcia Alencar - jornalista
04/10/2019 08h58 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h06
Arte de divulgação

A professora Luciana Caetano, do curso de Economia da Universidade Federal de Alagoas lança na quarta-feira, 9 de outubro, o livro O elo entre desigualdade regional e desigualdade social, da Editora da Fundação Perseu Abramo e Edufal. O lançamento será a partir das 9h , no auditório Professora Vera Rocha, no Campus A. C. Simões, em Maceió.

O livro aborda a trajetória das desigualdades sociais no Brasil, a partir da década de 1930, estabelecendo uma relação entre esta e o aprofundamento das desigualdades regionais com a transição do modelo agroexportador para o modelo industrial, a despeito da tentativa de integração regional no país.

“Numa perspectiva propositiva, é ressaltada a relevância da implantação do Estado Social como atenuante das desigualdades, reconhecendo a insuficiência do gasto social como instrumento de reversão do complexo ‘fenômeno’, dado seu caráter multidimensional”, ressalta a autora. A obra mostra que as desigualdades sociais no território nacional são profundamente influenciadas pelas desigualdades regionais. “A redução abismal entre o bloco Norte/Nordeste e o eixo Centro-Sul depende de alterações profundas na infraestrutura das regiões periféricas para reposicioná-las na dinâmica da economia nacional”, conta, sobre suas pesquisas para o livro.