Ufal desenvolve Plano Anual de Contratações e Aquisições para 2020

Documento tem como objetivo planejar e deixar o processo de contratações mais transparente; Gestores serão capacitados entre os dias 20 e 29 de agosto
Por Thamires Ribeiro – estagiária de Jornalismo
17/08/2018 09h58
Paac vai garantir mais transparência no destino dos recursos da Ufal. Foto: Renner Boldrino

Planejamento e transparência. Essas são as diretrizes que norteiam a construção do 1º Plano Anual de Aquisições e Contratações (Paac) de 2020 da Universidade Federal de Alagoas. A construção do Plano será mediada pela Pró-reitoria de Gestão Institucional (Proginst) e dividida em três partes: elaboração, execução e prestação de contas à sociedade.

Seguindo a Instrução Normativa nº 01/2018 do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPOG), a Resolução 45/2018, aprovada na reunião do Conselho Universitário (Consuni) de julho, determina que toda e qualquer aquisição e contratação realizada pela Ufal deve recorrer de necessidades registradas no documento, exceto em casos de emergências. Com isso, o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e o Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) serão importantes instrumentos para a elaboração do Paac.

“O principal ganho do plano de aquisições é social, porque amplia a transparência e permite controle social. A Universidade é da sociedade, que paga impostos, e é legítimo e justo que ela saiba como esses recursos vão ser aplicados. Então, o plano de aquisições visa fazer uma transparência olhando não apenas o que aconteceu, mas para frente, mostrando com o quê e para quê vamos utilizar os recursos, definindo critérios do porquê aqueles itens foram escolhidos”, explicou Daniel Pontes, administrador da Proginst.

De acordo com o pró-reitor de Gestão Institucional, Flávio Domingos, atualmente as aquisições e contratações da Ufal são feitas por meio de demandas espontâneas, mas é essencial instituir a prática de planejamento.

“A ideia do plano é que a Universidade conheça todas as demandas, priorize de forma objetiva e execute de forma eficiente. E claro, preste contas à sociedade desde a fase do planejamento, e não só com um relatório do que foi utilizado”, ressaltou.

O Plano Anual de Aquisições e Contratações de 2020 deverá ser construído e aprovado pelo Consuni até abril de 2019. Sendo assim, representantes de toda a comunidade acadêmica participará do processo da utilização dos recursos públicos destinados à Ufal.

Capacitação de gestores

Entre os dias 20 e 29 de agosto todos os gestores das Unidades Acadêmicas, Administrativas, Pró-reitorias e órgãos de apoio participarão de uma capacitação para compreender a necessidade do Paac e da Resolução 45.

“É importante que fique claro para os gestores e servidores que as necessidades das Unidades precisam estar no Paac, porque senão elas não vão ser efetivadas. Esse primeiro momento é para capacitar para o uso do sistema Atena para que eles coloquem as necessidades nesse sistema, elas sejam tratadas pela Proginst e depois por um comitê de governança existente na Universidade. O segundo momento, que vai ser em outubro, vai capacitar os servidores e gestores sobre os documentos que serão necessários na fase de planejamento das contratações e aquisições, que são: estudo preliminar, mapa de riscos e especificações e cotações”, adiantou o pró-reitor.

Haverá capacitações nos campi A. C. Simões e Arapiraca. As inscrições e a escolha dos horários devem ser feitas por meio dos links:

Treinamento em Maceió.

Treinamento em Arapiraca.