Projeto de extensão em matemática abre inscrições para escolas públicas

Prazo para envio da inscrição vai até 21 de março; atividades acontecem de abril a junho
Por Ascom Ufal
14/03/2023 09h11 - Atualizado em 14/03/2023 às 14h28

O projeto Sem mais nem menos nas escolas está com inscrições abertas, até o dia 21 de março, para professores e estudantes de escolas públicas de Alagoas que queiram desenvolver atividades em matemática.

A ideia é trabalhar com estudantes do Ensino Fundamental - Anos Finais ou Ensino Médio, o gosto pela matemática por meio da apresentação de materiais didáticos, visando auxiliar na compreensão de conteúdos, além do desenvolvimento de diferentes habilidades, como o trabalho colaborativo, o raciocínio lógico, a criatividade e a percepção da existência da matemática no dia a dia.

Para participar, é preciso que os estudantes tenham horários disponíveis (pela manhã) para as atividades do projeto. “As atividades são desenvolvidas de modo a responder perguntas frequentes feitas pelos estudantes nas aulas de matemática, como por exemplo: ‘Para que serve isso?’ ou ‘Onde vou usar isso na minha vida?’”, explica a professora Viviane de Oliveira, do Instituto de Matemática (IM) e coordenadora do projeto.

Para inscrição, além do preenchimento do formulário, é necessário enviar o calendário anual da escola e um termo de concordância. A inscrição é feita somente pelo professor. Os dados dos estudantes serão solicitados em outro momento. As atividades acontecem de abril a junho de 2023. Os professores e estudantes da escola que participarem ativamente do projeto receberão certificado referente às atividades desenvolvidas.

O projeto

O projeto de extensão Sem mais nem menos nas escolas foi iniciado em 2016 e tem como público-alvo alunos da educação básica da rede pública municipal e estadual, tanto na capital como no interior.

Em 2022 o projeto, que até o momento só funcionava remotamente, iniciou as atividades de modo presencial. No total, foram seis aplicações de atividades em quatro escolas públicas diferentes: Escola Estadual Dr. José Maria Correia das Neves, Escola Estadual de Ensino Integral Marcos Antônio Cavalcante Silva, Escola Estadual Prof. José Remi Lima e Escola Estadual Profª. Margarez Maria Santos Lacet.

As atividades aplicadas foram adaptações das atividades já existentes que foram trabalhadas na versão remota do projeto - o Sem mais nem menos on-line

Para inscrições, clique aqui. Acompanhe também o projeto no perfil do Instagram @semmaisnemmenosufal