Mestrado em Diversidade Biológica e Conservação nos Trópicos abre 22 vagas

Candidatos podem se inscrever até o dia 30 de novembro
Por Deriky Pereira – jornalista
14/11/2023 15h53 - Atualizado em 14/11/2023 às 15h59

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep), informa que estão abertas as inscrições para o curso de mestrado em Diversidade Biológica e Conservação dos Trópicos (PPGDIBICT) com ingresso no primeiro semestre letivo de 2024. São 22 vagas ofertadas e os interessados podem se inscrever gratuitamente por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) até o dia 30 de novembro.

De acordo com o edital, podem participar do processo seletivo todos aqueles portadores de diplomas de cursos de graduação, seja bacharelado ou licenciatura plena ou certificado de conclusão de curso com Colação de Grau, emitidos por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Concluintes também podem se inscrever, mas só serão matriculados ao apresentarem o diploma.

Toda a documentação solicitada – que pode ser vista na íntegra no item 4 do edital disponível em anexo no final desta página – deve ser inserida eletronicamente durante a inscrição apenas no formato PDF. Os documentos devem ser digitalizados, e a falta de algum ou a ilegibilidade das cópias digitais, impedirá o deferimento da inscrição. Não serão aceitos documentos impressos.

Sobre o processo seletivo

A seleção para o curso de mestrado em Diversidade Biológica e Conservação dos Trópicos será dividida em quatro etapas: proficiência em língua estrangeira (de caráter eliminatório), prova escrita de conhecimentos específicos na área de Biodiversidade e Conservação (eliminatória e classificatória), entrevista (também eliminatória e classificatória) e uma avaliação curricular (apenas classificatória). Os detalhes de cada etapa podem ser vistos no edital.

Das 22 vagas ofertadas, 10 serão destinadas à ampla concorrência e 12 para o sistema de cotas, distribuídas da seguinte forma: duas para indígenas, duas para pessoas com deficiência, duas para pessoas trans – Transgêneros, Transexuais e Travestis –, refugiados ou assentados, duas para servidores da Ufal e outras quatro para candidatos negros ou pardos conforme a Resolução nº 37/2022.

Informações adicionais

O resultado final deve ser divulgado em 1º de março de 2024 e as aulas têm previsão de início já no dia 4 do mesmo mês. Acesse o edital em anexo no final desta página e confira mais detalhes sobre o processo seletivo. Em caso de outras dúvidas, você também pode escrever e-mail para o endereço eletrônico a seguir: ppgdibict.seleciona@gmail.com.