Campus do Sertão discute duas décadas de ações afirmativas no currículo

Evento é promovido pelo Núcleo de Estudos sobre Diversidade e Educação no Sertão Alagoano e acontece durante o mês de novembro
Por Deriky Pereira – jornalista
07/11/2023 10h27

O Núcleo de Estudos, Extensão e Pesquisas sobre Diversidade e Educação no Sertão Alagoano (Nudes) da Universidade Federal de Alagoas realiza, a partir desta quarta-feira (8), o evento Nudes Convida. Com o tema Educação e Direitos Humanos: 20 anos de ações afirmativas no currículo, a ação acontece em todo o novembro, com programação presencial no Campus do Sertão, em Delmiro Gouveia, e em formato on-line com palestrantes de outros estados.

“Este é um evento permanente do Nudes onde a ideia é convidar pessoas de diferentes áreas para debater um único eixo norteador/tema, a partir de diferentes perspectivas, compondo um mosaico intercultural de saberes acadêmicos, populares, etc.”, explicou a professora Mônica Santos, coordenadora do Núcleo.

Dentre as atrações, estão palestras e mesas-redondas seguindo o tema central do evento. Este tema, inclusive, surgiu a partir da necessidade de discutir sobre assuntos da contemporaneidade relacionados à violação de direitos, especialmente, os étnico-raciais na esfera educacional.

“A temática é a mesma para todos os convidados. Ela funciona como eixo temático, em que todos discutem sobre a mesma coisa a partir de seu lugar de fala, todas as participações são importantes, pois trazem novos olhares para uma mesma temática, então teremos o olhar da academia, da Educação Básica e dos movimentos sociais sobre o mesmo tema, compondo um mosaico de saberes”, explicou a professora.

Cabe reforçar que este ano o Nudes Convida está sendo realizado em parceria com o 4º Congresso de Pesquisadores Negros do Nordeste (Copene), cuja realização se dará entre os dias 11 e 15 de novembro – e quando o evento não terá programação, retornando as atividades a partir do dia 22 e segue até o dia 30. Além disso, o evento é gratuito, aberto ao público e dará certificado aos participantes.

“Queremos agradecer o aceite dos palestrantes, as parcerias com entidades e instituições na divulgação do evento e a procura pelo público”, completou Mônica Santos.

Protagonistas de Si

Ainda durante o evento, acontecerá o lançamento do projeto Protagonistas de Si, que consiste em um documentário sobre a trajetória de vida de pessoas em seus pertencimentos: de gênero, sexual, étnico-racial, religioso, territorial entre outros com a intenção de mostrar que cada história tem a sua importância.

“Ninguém pode contar essa história melhor do que a própria pessoa. Por isso, as pessoas que aparecem no vídeo estarão presentes no lançamento para responder a questões do público. Há uma equipe grande nos bastidores desta ação, mas participaram diretamente da produção, eu, o professor Odair Barbosa e a discente Alana Santos Oliveira”, contou Mônica.

Acompanhe mais detalhes sobre o evento no site.