Alagoas sediará pela primeira vez evento regional de pesquisadores negros

Integrantes do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas da Ufal estão entusiasmados em sediar o congresso
Por Lenilda Luna - jornalista, com informações do Neabi
15/03/2023 15h23

Os integrantes do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) estão entusiasmados para organizar e sediar o 4° Congresso de Pesquisadores(as) Negros(as) do Nordeste. É a primeira vez que o evento promovido pela Associação Brasileira dos Pesquisadores Negros (ABPN) será realizado em Alagoas. O Congresso está previsto para os dias 11 a 15 de novembro.

Cerca de dois mil participantes estão sendo aguardados, “Serão cinco dias de reflexão para compartilhar a produção científica dos negros e negras do nordeste. Vamos receber, professores, pesquisadores, universitários, estudantes Ensino Básico, Técnico e Tecnológico federal, professores e estudantes das redes de Educação Básica, além de integrantes de movimentos sociais negros e de direitos humanos”, informa Danilo Marques, diretor do Neabi Ufal.

Com o tema: Duas décadas de ações afirmativas: o legado de Palmares e o futuro das políticas públicas, o evento será totalmente presencial. “Nos últimos Copenes nacionais e regionais tivemos que manter as atividades remotas, durante a parte mais crítica da pandemia de covid-19, e depois híbridas. Agora vamos receber presencialmente os participantes de nove estados e acolher delegações vindas de outras regiões”, comemora Danilo.

Além da Ufal, a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) vão contribuir na organização do Congresso, mantendo a tradição em sediar eventos com a participação de ativistas e intelectuais negros e negras. A partir de 1980, lideranças do movimento negro e pesquisadores começaram a se reunir anualmente em Maceió e em União dos Palmares, no mês de novembro.  “Trazer o Copene para Alagoas é um marco também do retorno da democracia, com a retomada das atividades da Fundação Palmares”, destaca Danilo.

Danilo Marques relembra atividades históricas que foram realizadas no estado. “Em 1981, por exemplo, foi realizado, em Maceió, o 1° Simpósio Nacional Sobre o Quilombo dos Palmares, em que estiveram presentes nomes como: Abdias Nascimento, Lélia Gonzalez, Januário Garcia, Zezé Mota, Clóvis Moura, Joel Rufino e Hamilton Cardoso. Os participantes subiram a Serra da Barriga em caravana e iniciaram os debates e solicitações para o tombamento da Serra da Barriga e a constituição do Memorial Zumbi.”, relembra o diretor de Neabi.

O Neabi está digitalizando o acervo documental dos anos 80 até os anos 2000, com toda a luta pela afirmação das populações negras e indígenas na Ufal. São arquivos de muitas atividades importantes como o 4º Encontro de Negros do Norte-Nordeste: a luta continua, povo negro na diáspora (1984); Simpósio Nacional de Preservação de Sítios e Monumentos Negros (1988), 2º Simpósio Nacional sobre o Quilombo dos Palmares (1995) e 1º SBPC Afro-indígena (2018).