Laboratório de Videodança exibe filmes produzidos antes e durante a pandemia

Encontro ocorre nesta terça-feira (13), às 19h, na Escola Técnica de Artes; entrada é gratuita e aberta para toda a comunidade
Por Jamerson Soares e Keka Rabelo - Projeto Bureau de Comunicação
12/09/2022 16h14 - Atualizado em 13/09/2022 às 08h17

A Escola Técnica de Artes (ETA), por meio do projeto de extensão Laboratório de Videodança, convida os alunos e à comunidade para prestigiarem à exibição dos filmes realizados no projeto nesta terça-feira (13), às 19h, na sala 31 da ETA. Serão exibidos setes filmes de forma gratuita e será aberto para toda a comunidade, como também para os realizadores e seus familiares. Após a exibição, haverá um bate-papo com os participantes do projeto.

O laboratório contemplou estudantes de teatro e dança da escola e surgiu em 2019 como fruto de inquietações fomentadas na construção do cineclube Caleidoscópio Clube de Cinema, realizado em 2017. O objetivo do projeto é estimular nos alunos a construção de obras questionadoras e reflexivas sobre o ser e o estar no mundo. A equipe audiovisual técnica e criativa é formada por sua maioria feminina e os filmes são sempre dirigidos de forma coletiva.

De acordo com Valéria Nunes, coordenadora do projeto, o processo de criação foi intenso. Foram feitos diversos encontros, houve a produção dos videodanças, porém não houve a exibição por causa da pandemia. Valéria acredita que esta exibição é importante porque dará um retorno aos alunos e aos seus familiares, como também para a escola.

A gente só não apresentou para os alunos por causa da pandemia, mas conseguimos nos reunir na ETA, seguimos com algumas ações do laboratório, mesmo de forma on-line. O projeto não parou desde 2019. Tivemos três momentos que foi a construção do roteiro, a realização de oficinas e reuniões online e agora essa mostra dos resultados. Então, é muito importante no sentido de dar esse retorno a eles e dar continuidade a esse trabalho”, disse Valéria.

Entre os filmes que serão exibidos está o Colapsar (2019), com a participação do professor e dançarino Reginaldo Oliveira, o Ella (2021), Inanna (2021), Diálogo (2021), Incômodo(2022) e Reboo(2022). Essas produções falam sobre corpos invisíveis à sociedade, as inquietações sobre o distanciamento social e a capacidade da humanidade ser multifacetada.

O projeto tem como coordenadora Valéria Nunes, a Juliana Barretto como subcoordenadora e Reginaldo Oliveira como consultor tutor. O núcleo audiovisual é composto por Amanda Môa, Elizabeth Caldas, Juliana Barretto, Luiza Leal, Mayra Costa, Renah Berindelli e Renata Baracho. O elenco das produções é formado pelos alunos e alunas Amanda Barros, Anarielly Santana, Duda Guedes, Ella Asteri, Filipe Sitinetta, Ione Maria, Isaac Silva, Iza Passarinha, Jobson Viana, Lanne Trindade, Lucas Brito, Maísa Cavalcanti, Marcioblackdance, Mirê Pi e Victor Satti.

SERVIÇO:

Exibição de filmes do Laboratório de Videodanças da Escola Técnica de Artes (ETA)

DATA: 13 de setembro (terça-feira)

LOCAL: sala 31, da ETA

HORÁRIO: 19h