Festival Paralímpico abre inscrições para edição de 2022

Evento em Alagoas acontece no dia 24 de setembro
Por Ascom Ufal
02/09/2022 09h25 - Atualizado em 02/09/2022 às 09h25

Difundir o Movimento Paralímpico em todo o território nacional. Esse é um dos objetivos do Festival Paralímpico, uma realização da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio do Instituto de Educação Física e Esporte (Iefe). Crianças com deficiência e crianças sem deficiência (até 20%) entre 7 e 17 anos podem participar realizando a inscrição no link.

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) divulgou as cidades selecionadas para sediar o Festival Paralímpico 2022. O evento acontece no dia 24 de setembro, das 9h às 12h, em todas as regiões do Brasil, com atividades em 98 núcleos, dos quais 24 são Centros de Referência do CPB. Em Alagoas as atividades serão realizadas no Centro de Referência do Pilar e na Ufal.

A ideia é dar aos participantes a experiência de vivenciar as modalidades paralímpicas. A meta para este ano é atender 14.000 participantes em atividades esportivas lúdicas, com uma média de 150 crianças por núcleo, nas modalidades bocha, goaball e vôlei sentado.

A primeira edição do Festival, em 2018, foi realizada em 48 cidades com a participação de mais de 7.000 crianças. Em 2019, o evento teve 70 sedes e atendeu mais de 10 mil crianças. A edição de 2020 foi cancelada devido à pandemia de covid-19. No ano passado, o Festival Paralímpico reuniu 8.000 crianças em 70 sedes espalhadas pelo país.

O evento ocorre em setembro por causa da celebração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21) e ao Dia Nacional do Atleta Paralímpico (22).  Em 2021, devido à pandemia de covid-19, o Festival foi adiado e realizado em 4 de dezembro para acompanhar o Dia Internacional de Luta das Pessoas com Deficiência (3 de dezembro). Em Maceió, a organização está sob a responsabilidade das professoras Neiza Fumes e Soraya Santos, do Iefe.

Mais informações com a Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)