Artigo analisa papel da comunicação pública em Alagoas durante pandemia

Trabalho da estudante de Jornalismo, Dálet da Silva, foi selecionado para integrar e-book lançado durante o Intercom 2022
Por Thâmara Gonzaga - jornalista
19/09/2022 10h13 - Atualizado em 19/09/2022 às 12h02

A comunicação pública realizada pelas assessorias de imprensa, em sua missão institucional de informar fatos de interesse coletivo, foi o que motivou a elaboração do artigo científico da estudante de Jornalismo da Ufal, Dálet Rayane Vieira da Silva. O trabalho foi selecionado para integrar o e-book Comunicação e resistência: práticas de liberdade para a cidadania – olhares de jovens pesquisadores. O lançamento oficial do livro digital ocorreu durante o 45º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom), realizado na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no início de setembro. 

“O artigo é uma análise da comunicação governamental da Sesau [Secretaria de Estado de Saúde de Alagoas] durante a pandemia da covid-19, mais precisamente entre os meses de setembro de 2020 a março de 2021. Ele é um recorte do projeto de pesquisa e versa, sobretudo, acerca da atuação da comunicação pública e de uma assessoria de imprensa diante de uma situação inesperada, como a epidemia em curso, além de fazer apontamentos a partir do corpus da pesquisa e da metodologia utilizada”, explica a estudante. 

Com o título a Comunicação pública em tempos de pandemia: uma análise das matérias da Secretaria de Estado de Saúde de Alagoas, “o principal objetivo do artigo é estender o olhar analítico do trabalho da comunicação pública para além da esfera federal e destacar a importância da transparência no acesso às informações públicas”, acrescenta a autora. 

O trabalho de Dálet surgiu durante as reuniões da pesquisa Análise das práticas midiáticas e suas inter-relações com a comunicação governamental sobre a covid-19 em contexto de pandemia, sob a orientação do professor Luiz Marcelo Robalinho Ferraz. Ela iniciou como ouvinte e conta que, durante os encontros do grupo, começou a notar a dimensão dos resultados encontrados. 

“A necessidade de escrever algo sobre esses achados de pesquisa que me fizeram compreender a atuação da comunicação pública estadual em um momento tão delicado, pois, além de estarmos em uma pandemia, convivíamos com uma certa escassez de transparência de dados sobre a covid-19 na esfera federal e, em razão disso, as assessorias de imprensa estaduais tiveram um papel fundamental para uma divulgação diária”, explica. 

Ela ainda faz parte do grupo de pesquisa, mas agora como colaboradora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e segue com os estudos na área de comunicação pública. “O artigo que fiz em 2021 foi selecionado para compor o e-book lançado este ano. O segundo ciclo do projeto de pesquisa possibilitou produzir mais um artigo que também foi publicado no Intercom de 2022”, informa.

O artigo pode ser consultado aqui 

Em breve, o livro digital estará disponível de forma gratuita no site da Intercom 

Estudo dos fenômenos comunicacionais 

Os estudos que deram origem ao artigo de Dálet integram o Grupo de Pesquisa Comunicação e Cidadania, certificado pela Ufal, e que tem a professora Sandra Nunes Leite, diretora do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (Ichca), como líder, e o docente Luiz Marcelo Robalinho Ferraz como vice-líder. Nesse grupo, o projeto do professor está inserido na linha de pesquisa Comunicação, Saúde e Discurso. 

Orientador do artigo da estudante de Jornalismo, Robalinho comemorou a seleção do trabalho. “É uma alegria e orgulho imensos ver uma das minhas orientandas de iniciação científica ter o seu artigo selecionado para compor um e-book do Intercom que reconhece e, sobretudo, valoriza a contribuição acadêmica de jovens pesquisadores em formação na área da Comunicação em tempos tão difíceis para a pesquisa brasileira, de ataques e severos cortes no orçamento, como este em que estamos vivendo”, avaliou. 

E destaca: “No caso da Dálet, a emoção é redobrada pelo fato de o artigo dela ter sido produzido quando ela ainda era aluna ouvinte, poucos meses após integrar o nosso grupo de pesquisa, que trabalha na interlocução entre a comunicação e a saúde. Pela sua dedicação e esforço, o reconhecimento é mais que merecido por um trabalho de análise da comunicação pública sobre a covid-19 em Alagoas que, apesar de ter o cunho regional, dialoga diretamente com a produção nacional”. 

Ao falar sobre a relevância do estudo, o docente argumenta que, “apesar dos contextos locais serem diversos, os fenômenos comunicacionais são comuns e precisam ser estudados e incentivados fora do eixo Rio de Janeiro - São Paulo para que possamos ampliar o olhar interdisciplinar dos campos da comunicação e da saúde”. 

Robalinho acrescenta que esse é um trabalho que ele já vem desenvolvendo desde o mestrado dele “e que a pandemia do novo coronavírus só fez revelar mais claramente a sua importância para a sociedade contemporânea”. 

Para o desenvolvimento dos trabalhos, o professor ressalta ainda o apoio institucional. “Não posso deixar de agradecer o apoio que a Propep [Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação] sempre nos deu no desenvolvimento desta nossa pesquisa para despertar a vocação científica nos estudantes, contribuindo com a formação deles na pesquisa”, afirma. 

E acrescenta: “Como pesquisador e orientador numa instituição federal de ensino como a Ufal, é nossa função atuar nesse sentido, ciente de que eles serão o futuro da nossa comunicação, da pesquisa e dos rumos do nosso país, por mais clichê que possa parecer. Mais que nunca é preciso entender e valorizar isso para fazer mudar o cenário mais adiante”.