Campus Arapiraca promove congresso sobre diagnóstico laboratorial

Evento, gratuito e on-line, está com inscrições abertas
Por Ascom Ufal
01/12/2021 18h06 - Atualizado em 02/12/2021 às 09h56

O 4º Congresso de Inovação e Tecnologia em Diagnóstico Laboratorial do Agreste Alagoano (CinTec) será realizado nos dias 9 e 10 de dezembro. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste link. O evento, destinado a pesquisadores e ao público em geral, será on-line e com vagas limitadas.

O CInTec é promovido, desde 2018, pelos pesquisadores do Laboratório de Biologia Molecular e Expressão Gênica (LaBMEG) do Campus Arapiraca da Ufal. Este ano, o evento terá uma edição especial com o tema As pesquisas no LaBMEG: produção e desafios para o futuro. Palestras, apresentação de trabalhos e comunicação oral fazem parte da programação.

Assim como nas edições anteriores, o objetivo é discutir tópicos relacionados à inovação e à tecnologia do diagnóstico laboratorial e sua relação com a saúde humana, difundindo informações que poderão ser utilizadas em prevenção, diagnóstico, tratamento e monitoramento de patologias.

Os últimos meses foram desafiantes para os pesquisadores do mundo todo e, no caso do LabMEG, a produção da pesquisa básica sofreu mudanças para atender aos protocolos estabelecidos durante a pandemia de covid-19. No entanto, mesmo em meio aos desafios deste período, a produção do conhecimento continuou, muitos produtos foram gerados e vão ser divulgados e discutidos durante o CInTec 2021.

“É nosso dever dar visibilidade para a sociedade sobre o que temos produzido e quais têm sido as contribuições para a qualificação das práticas em saúde no Agreste Alagoano”, destaca a pesquisadora do LaBMEG, Renise Dias.

Evento consolidado

Segundo os organizadores, o CInTec já se consolidou na região e muito tem contribuído para incentivar a busca de novos conhecimentos, fortalecendo o desenvolvimento e a divulgação da pesquisa na região, além de traçar metas para o benefício da sociedade.

O evento foi idealizado pelas professoras Elaine Virgínia Figueiredo e Karol Fireman, junto ao técnico Ithallo Tanabe e demais pesquisadores discentes e docentes atuantes no Laboratório. A cada ano, o congresso é coordenado por professores vinculados aos grupos de pesquisas que atuam no LaBMEG. Na edição de 2021, as professoras Renise Dias, Meirielly Holanda e Elaine Virgínia são as coordenadoras.

Mais informações sobre o CInTec podem ser consultadas na página do congresso e no perfil @labmeg_ufal, no Instagram.

Para saber mais, acesse o site