Estudantes do Paespe participam de formação sobre cidadania digital

Atividade remota é fruto de parceria com o Programa Cidadão Digital
Por Ascom Ufal
29/09/2020 15h46

Na última semana os alunos do Programa de Apoio aos Estudantes de Escolas Públicas (Paespe) participaram de um ciclo de atividades remotas sobre Cidadania Digital. As atividades ocorreram em parceria com o Programa Cidadão Digital, que está sendo representado pela assistente social Emanuelly Oliveira, ex-aluna de Serviço Social da Ufal e embaixadora do programa em Alagoas. 

O Cidadão Digital é um programa da SaferNet Brasil em parceria com o Facebook, que vai levar a 30 mil alunos da rede pública de ensino do país ações gratuitas de educação para promoção da cidadania digital. O público alvo do programa são alunos de 13 a 17 anos (do 9º ano do Ensino Fundamental II ao 3º ano do Ensino Médio) matriculados em Escolas da rede pública ou instituições sem fins lucrativos e projetos que atendam adolescentes na faixa etária. 

Os conteúdos do programa giram em torno da Cidadania digital e englobam temas e debates diversos e as ações estão alinhadas à Cultura Digital prevista na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Durante o período de cinco dias, de 18  a 25 de setembro, os alunos puderam dialogar sobre os seguintes temas: Segurança Online, Prevenção à Violência Online, Relacionamentos Saudáveis, Autocuidado e Saúde Mental e Educação Midiática.

Além das aulas expositivas, que ocorreram na plataforma Google Meet, os alunos se engajaram em participar de uma Gincana Digital e colocar em prática o que aprenderam. 

Para fazer essas ações chegarem ao maior número de adolescentes de 13 a 17 anos, a Safernet Brasil e o Facebook estão fechando parcerias com instituições que promovem educação em todo Brasil. Em Alagoas, os interessados devem se cadastrar no site ou podem entrar em contato pelo e-mail: al@cidadaodigital.org.br ou pelo WhatsApp: 82 99926-4090.

Sobre o Paespe e seus professores voluntários 

O Paespe é um programa que tem por missão se tornar referência regional em educação e transformação social de alunos oriundos da rede pública. O Programa atua no contraturno escolar, oferecendo para alunos do Ensino Médio um pré-vestibular social, além disso, os estudantes e seus familiares participam de atividades como o curso de informática básica, palestras, oficinas e visitas técnicas.  

O Programa tem suas aulas realizadas no Ctec e tem como professores os próprios docentes da Ufal. Os alunos dos Programas de Educação Tutorial (PET) e do Programa de Iniciação à Docência (Pibid) do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) também podem atuar como colaboradores, bem como a Ejec e a Proteq, Empresas Juniores do Ctec.