Dia da Consciência Negra será discutido em evento on-line

Webinário é promovido pelo Centro Acadêmico de Medicina do Campus Arapiraca
Por Simoneide Araújo - jornalista
13/11/2020 10h44 - Atualizado em 13/11/2020 às 10h45

Com a proposta de trazer a discussão sobre racismo estrutural no meio acadêmico, o Centro Acadêmico de Medicina do Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) promove webinário em comemoração ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. O evento terá transmissão pelo Youtube, na próxima quarta-feira (18), às 19h. É gratuito e aberto a qualquer pessoa interessada em participar.

De acordo com a coordenadora-geral do Centro Acadêmico, Fernanda Bastos Bispo Ferreira, além do racismo estrutural, o webinário se propõe a discutir os avanços  e os desafios da população negra em relação à saúde e ao lazer.

Para o debate, estão convidados o professor Roberto Lacerda e a professora Lígia dos Santos Ferreira. Lacerda integra o Departamento de Educação em Saúde e Programa de Pós-graduação em Culturas Populares da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Ele é biomédico, mestre em Saúde Coletiva e doutor em Desenvolvimento e Meio Ambiente.

Lígia é professora associada da Faculdade de Letras da Ufal, da graduação em Letras-Libras e do mestrado profissional em Letras [Profletras]. É licenciada em filosofia, mestra em literatura brasileira e doutora em estudos literários pela Ufal. Já foi diretora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas Dandara e Maninha Xucuru-Kariri (Neabi) da Ufal e integra os grupos de pesquisa Gênero e Emancipação Humana e Gifop.