Biblioteca Central informa horários e serviços durante PLE

Atendimento presencial precisa ser agendado por e-mail
Por Jacqueline Freire - jornalista
07/10/2020 15h58 - Atualizado em 08/10/2020 às 18h12

O Período Letivo Excepcional (PLE) trará algumas mudanças na rotina dos estudantes. Algumas delas refletem a maneira como esses alunos acessam as informações e buscam suas pesquisas na biblioteca. Na Biblioteca Central, no Campus A.C. Simões, em Maceió, foi disponibilizado um guia para a comunidade acadêmica (alunos de graduação, pós-graduação e servidores) para este momento.

Segundo a diretora Cristiane Cyrino, o guia tem as principais informações sobre os serviços do Sistema de Bibliotecas (Sibi) da Ufal. "Esperamos que o usuário usufrua, ao máximo, dos nossos serviços. Estamos à disposição para ajudá-lo na busca e no uso das informações acadêmicas", informou.

Serviços on-line

Para acessar os serviços on-line, é preciso estar cadastrado. Por isso, alunos novatos e veteranos que ainda não se cadastraram devem fazer isso acessando o portal sibi.ufal.br e seguir as instruções no tutorial de cadastro, disponível no menu Guias e Tutoriais. Só que os novatos devem aguardar o prazo de uma semana, após a efetivação da sua matrícula, para ter acesso ao serviço de cadastro on-line do Sibi.

Esse cadastro permitirá o acesso ao empréstimo de livros físicos (no retorno às atividades presenciais); acesso à base de e-books BVU/Pearson que disponibiliza mais de 7.000 títulos em diversas áreas do conhecimento, por meio de dispositivos móveis (celular ou tablete) ou pelo computador. Além disso, na plataforma do Sibi há um grande número de conteúdos extras de acesso gratuito. Para acessar, clique aqui.

Confira outros serviços:

Devolução de livros

O serviço de devolução de livros presencial está disponível apenas para o caso de solicitação de nada consta para colação de grau/emissão de diploma. Na Biblioteca Central do Campus A. C. Simões, as devoluções serão recebidas, na Biblioteca Central, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, mediante agendamento por e-mail. Nas outras bibliotecas e campi, é preciso consultar os dias e horários disponíveis por e-mail.

Nada consta

A declaração de nada consta contém certificação digital e é um documento necessário para comprovação de inexistência de débitos com o SiBi/Ufal para fins de colação de grau, emissão de diploma, etc. Para emitir a declaração de forma automática, o usuário deve verificar se possui alguma pendência com as bibliotecas (livros emprestados ou multas a pagar). Após essa primeira etapa, deverá acessar o Meu Pergamum por meio do portal eletrônico SiBi/Ufal e seguir os passos demonstrados no tutorial em vídeo ou em PDF.

Multas

No caso de multas a pagar, o usuário deverá verificar o valor da multa no campo Meu Pergamum; gerar uma GRU para pagamento e encaminhar o comprovante de pagamento para o e-mail da biblioteca da sede ou unidade referente ao seu curso.

O atendimento na BC segue presencialmente por agendamento no horário de segunda a sexta das 8h às 14h.  Mais informações, pelo telefone: (82) 3214-1461 ou e-mail secretaria@sibi.ufal.br.