Prograd divulga vagas de estágios para estudantes da Ufal

Espaço é mantido por equipe da Gest; ofertas também são enviadas para as coordenações dos cursos
Por Blenda Machado - estagiária de Jornalismo
26/06/2019 08h10 - Atualizado em 26/06/2019 às 09h44

Estagiar é uma etapa importante para a formação profissional e permite acumular experiências. Dependendo da área, também é um fator utilizado em processo de seleção de mestrado ou doutorado. A Pró-reitoria de Graduação da Ufal (Prograd) conta com espaços para divulgação de ofertas de estágios para os estudantes.

Os interessados podem conferir as oportunidades na seção de Estágios no site da Ufal e também no Facebook. De acordo com a equipe da Gerência de Estágios (Gest) da Prograd, o endereço chega a ter cerca de cinco mil visualizações por mês. As ofertas também são encaminhadas para as coordenações dos cursos de graduação.

De acordo com o gerente da Gest, Thiago Prudente, a Ufal tem, atualmente, cerca de 700 parceiros que disponibilizam vagas para graduandos. As oportunidades são em órgãos públicos, empresas privadas, agentes de integração e profissionais liberais, e as bolsas ofertadas variam de R$ 400 a R$ 2 mil.

“O estágio tem duas importâncias sociais, pois, em geral, ele vai garantir ao aluno uma renda para que possa se deslocar para a Universidade e se manter dentro do espaço acadêmico, podendo assim, fazer sua formação até o final”, diz Prudente e conclui: “A segunda é o caráter formativo, pois o aluno vai ter contato com seu futuro espaço profissional de trabalho, conhecendo as demandas e realidades da sua área de formação”.

Joquebede Ferreira, estudante do curso de Relações Públicas, conseguiu uma vaga de estágio na área de formação. Ela conta que está feliz com a chance de aprendizado e ressalta a importância do trabalho de parceria com empresas e de divulgação das vagas pela Gest. “Muito bom saber que a Ufal tem vínculo com organizações que podem proporcionar experiências no mercado de trabalho, pois facilita o contato e nos ajuda a colocar em prática o que aprendemos em nossas aulas”, destaca.

Requisitos para estagiar

Sobre o processo seletivo para as vagas de estágios divulgadas pela Prograd, cada instituição concedente tem sua autonomia para executar. Na maioria dos casos, o estudante interessado deve estar cursando a partir do 3° período, com coeficiente de rendimento acumulado (CRA) a partir de 5 pontos, além de frequência regular. Em geral, é preciso apresentar documentos atualizados de identificação com foto, histórico analítico, comprovantes de matrícula e de residência, além de foto 3x4.

O graduando também pode se cadastrar, gratuitamente, nos sites dos Agentes de Integração, a exemplo do Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee), Instituto de Euvaldo Lodi (IEL), Nube – Estágios e Aprendizes, e a Cia de Talentos. É importante ressaltar que o cadastro é fundamental para que o estudante possa receber, em seu e-mail ou por telefone, informações sobre vagas de estágios. Outros agentes como o Universia – Santander, por sua vez, dá oportunidade para o estudante estagiar, inclusive no exterior. Assim, quando o aluno visualizar as ofertas provenientes desses agentes de integração na página Estágios Ufal, já estará apto a concorrer as vagas ofertadas, se já tiver realizado o cadastro.

Qualquer dúvida, basta conferir a Cartilha de Estágio.