Ufal participou da Copa Nordeste de Voleibol sub 18 em Pernambuco

Projeto Fábrica de Talentos foi convidado para compor time em campeonato
Por Blenda Machado - estudante de Jornalismo
10/10/2019 14h44 - Atualizado em 10/10/2019 às 19h21
Higor Spinelli e Pedro Arthur Tenório (Arquivo Pessoal)

O projeto Fábrica Coletiva de Talentos (FCT), vinculado à Pró-reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), participou da Copa Nordeste de Voleibol sub 18, entre os dias 1 a 5 de outubro, em Cabo de Santo Agostinho - PE. O técnico e um dos responsáveis pelo FCT Higor Spineli, e o atleta Pedro Arthur Tenório foram convidados para compor a equipe do Clube Náutico Capibaribe, como auxiliar técnico e atleta, respectivamente, nessa competição.

Essa é a primeira edição da competição que reúne 24 equipes, sendo 12 masculinas e 12 femininas de todo nordeste, com participação dos estados de PE, CE, PB, RN, BA, SE e Alagoas, representada por Spinelli e Arthur Tenório. De acordo com o técnico Higor Spineli, “participar dessa Copa Nordeste é uma honra, e poder contar com essas parcerias só nos dá alegrias e crescimento. Queremos ver o voleibol Alagoano crescer novamente e, assim como outras entidades estaduais, estamos trabalhando para isso’’.

O técnico, Higor Spineli, comenta sobre a participação do atleta Pedro Arthur, de 17 anos. O jovem integrou o FCT em 2019 e “com sua rápida evolução já é destaque por onde passa, jogando bem e fazendo seu nome no esporte local e regional”, afirmou Spinelli. “Ele é uma das apostas para evoluir ao (vôlei) profissional e levar o nome do projeto, da nossa Universidade para fora e também do nosso Estado, assim como fizeram outros grandes atletas de Alagoas como Maurício Borges (Voleibol) e Marta (Futebol).

Sobre FCT

O Fábrica Coletiva de Talentos é um projeto do edital Proccaext em parceria com o Instituto de Educação Física da Ufal, sob coordenação dos professores Gustavo de Araujo e Pedro Balikian, e já acontece cerca de três anos dentro da Universidade, trabalhando com adolescentes de Maceió e do interior nas propostas de descobrir talentos no voleibol e aproximar os adolescentes do ambiente universitário pensando em um futuro profissional no esporte e também no ingresso ao Ensino Superior.

Recentemente, o FCT firmou parcerias com clubes da região e externos ao estado e o Náutico é um deles, auxiliando na formação dos atletas e aperfeiçoamento técnico com intercâmbio entre atletas e tecnicos para treinamento e competições. Higor Spineli, conta sobre o crescimento do projeto. ‘‘O FCT já vem tomando proporções já há algum tempo, esse ano fomos campeões em dois campeonatos. Tivemos participação em campeonatos expressivos aqui na região e em outros Estados também”, finaliza o técnico.

Classificação Geral:

Série Ouro: