Laboratório de DNA Forense da Ufal recebe novos equipamentos

Os recursos foram destinados por emenda do deputado federal Paulão
Por Lenilda Luna - jornalista
07/02/2024 15h35
Professor Luiz Antônio, reitor Tonholo, professor Dalmo Azevedo

O reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), professor Josealdo Tonholo, visitou o Laboratório de DNA Forense, no início desta semana, acompanhado pelo Deputado Federal Paulão, para agradecer o apoio, por meio de emenda parlamentar que destinou recursos utilizados na compra de novos equipamentos.

O reitor e o parlamentar foram recebidos pelo atual diretor, professor Dalmo Azevedo, e pelo fundador do laboratório, professor Luiz Antônio Ferreira. O laboratório ligado ao Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) fica localizado na rua Aristeu de Andrade, no Farol.

Fundado em 1997, o laboratório alcançou projeção nacional com exames de DNA para o Banco de Dados de Pessoas Desaparecidas, que foi pioneiro no Brasil. Os exames realizados no laboratório também contribuíram para a elucidação de vários crimes e para o reconhecimento de paternidade.

Os recursos destinados pela emenda do Deputado Federal Paulão foram utilizados para a aquisição de dois equipamentos para processamento de amostras biológicas e análise de DNA. “Um dos equipamentos realiza eletroforese capilar para sequenciamento e análise de fragmentos de DNA, sendo chamado informalmente de sequenciador”, informa o professor Dalmo.

O outro equipamento é um extrator automatizado de DNA. “Este extrator será utilizado para isolamento e purificação de DNA de amostras biológicas. São equipamentos com tecnologia de ponta destinados à análise de DNA”, complementa Dalmo.

O diretor ressalta que esta aquisição viabiliza a retomada de pesquisas envolvendo variações do DNA com aplicação em identificação humana, paternidade, diagnóstico molecular e identificação molecular de espécies. Possibilita também que a Ufal estabeleça convênios para a realização de exames de paternidade, que é uma das demandas da sociedade alagoana.

Os equipamentos adquiridos são: Spectrum Compact CE System, que realiza eletroforese capilar de forma automatizada; com capacidade de leitura de seis cores; tem como aplicações o sequenciamento de DNA e a análise de fragmentos de DNA (regiões do DNA com variação de comprimento); e Maxwell, plataforma automatizada para extração e isolamento de DNA de amostras biológicas.

Durante a visita, o reitor Josealdo Tonholo agradeceu o apoio do parlamentar na destinação de recursos para o laboratório. “Esses equipamentos vão contribuir com esse trabalho de grande relevância social, no sentido de ajudar a gente alagoana a resolver situações dramáticas que só são possíveis com a aplicação desta tecnologia de ponta”, destacou o reitor.

O deputado federal Paulão, por sua vez, ressaltou a satisfação e comprometimento em defesa da Ciência e da Universidade Federal de Alagoas. “A emenda de R$ 600 mil que garantiu a compra do extrator e sequenciador genético para o Laboratório de DNA Forense é um passo significativo para fortalecer não apenas a pesquisa científica, mas também a aplicação prática do conhecimento em benefício da sociedade”, declarou o parlamentar.