Propep formaliza novidades no Programa de Excelência e Qualidade da Ufal

Cartilha do PEXPG foi aprovada por unanimidade no Fórum de Coordenadores da Pós-graduação e no Consuni
Por Manuella Soares - jornalista
12/05/2023 14h59

A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação atualizou a Cartilha do Programa de Excelência e Qualidade (PEXPG) com o objetivo de aprofundar e intensificar as ações institucionais voltadas para a consolidação das atividades. A atualização foi baseada nas demandas da Controladoria Geral da União (CGU) e no Relatório de Auditoria que recomendou adequar os subprogramas à realidade da instituição.

A partir de então, “Iniciamos o trabalho interno revisando todos os subprogramas aprovados em 2014, por meio da Resolução que homologa o PEXPG. A equipe da Propep, juntamente com o Fórum de Coordenadores da Pós-graduação, incluiu algumas ações nos diferentes subprogramas que compõem o PEXPG”, explicou a pró-reitora Iraildes.

O PEXPG é um programa estruturante que tem como premissa norteadora a qualidade na busca da excelência. Entre as atividades dos últimos meses para atualização da Cartilha, a Propep realizou uma série de visitas aos Programas de Pós-graduação (PPGs) para sugerir ações internas à direção das unidades, corpo docente, discente e técnicos administrativos, além de parcerias com a Pró-reitoria.

No novo documento oficial do PEXPG ficou definido que o subprograma que contempla a manutenção de equipamentos, dará prioridade aos equipamentos multiusuários de médio e grande porte, previamente cadastrados na plataforma de equipamentos multiusuários da Ufal – PMulti, criada em 2021 e regulamentada por meio da Resolução Nº. 44/2021-Consuni/Ufal, de 8 de junho de 2021.

Algumas mudanças também foram feitas em relação à internacionalização. A Cartilha inclui as ações de reposição de custos relacionados com a tradução de artigos científicos, incentivando a publicação científica e tecnológica de alta qualidade dos docentes e pesquisadores ligados aos programas de pós-graduação Stricto sensu.

Isso também contempla as ações direcionadas aos estudantes de doutorado, mediante convenção de cotutela de teses em parceria com instituições de ensino superior estrangeiras, para obtenção de título de doutor (dupla ou tripla diplomação) válido e reconhecido em ambas as Instituições, por meio de co-orientação de alunos regularmente matriculados em cursos de doutorado.

“As convenções de cotutela visam enriquecer a formação acadêmica e ampliar o nível de colaboração entre pesquisadores que atuam no Brasil e no exterior, proporcionando maior visibilidade internacional à produção científica, tecnológica e cultural brasileiras”, explicou Iraildes. O regime de cotutela está regulamentado pela Resolução Nº 09/2023-Consuni/Ufal, de 07 de fevereiro de 2023.

Outra novidade foi a criação do subprograma de fomento para novos cursos de pós-graduação. “Este subprograma visa incentivar a consolidação de cursos de pós-graduação recém aprovados pela Capes e recomendados pelo MEC, por meio do financiamento de projetos de pesquisa, bolsas de mestrado e doutorado”, adiantou.

Confira aqui a Cartilha PEXPG atualizada

Confira nos anexos as resoluções do Consuni que aprovaram e homologaram a atualização da Cartilha.

Planejamento e oportunidades

Muitas ações já estão programadas para execução este ano de 2023. O lançamento do edital de auxílio ao pesquisador é uma delas e vai contemplar todos os subprogramas visando subsidiar despesas de custeio necessárias à boa condução das atividades de ensino, pesquisa e de inovação dos PPGs da Ufal. Atualmente a instituição conta com 49 programas de pós-graduação que, juntos, ofertam 62 cursos, sendo 45 de mestrado e 17 de doutorado.

Haverá também um planejamento estratégico para melhorar a dinâmica de utilização dos recursos do Programa de Apoio à Pós-graduação (Proap), com base na Portaria da Capes Nº 156/2014 para otimizar o uso e evitar a devolução para a coordenação.

“As ações da equipe Propep visam construir caminhos para um melhor acompanhamento dos PPG's da Ufal e estreitar a relação entre os programas e a Propep, bem como construir ações institucionais visando a consolidação da pesquisa e da pós-graduação da Universidade”, reforçou Iraildes.

Com esses objetivos o PEXPG vai cumprir uma agenda de acompanhamento aos Programas para discutir estratégias para atender às recomendações do Relatório da Avaliação Quadrienal da Capes 2017-2020. Essa iniciativa também prevê visitas de consultores da Capes nos próximos meses.

Iraildes adiantou que ainda em 2023 haverá alguns lançamentos de editais como: O Edital de Apoio à Publicação Nacional e Internacional de Artigos Científicos, que destina-se ao pagamento, na forma de reembolso, de auxílio financeiro para publicação de artigos científicos em periódicos de circulação internacional, com o intuito de incentivar a divulgação de resultados das pesquisas científicas e tecnológicas oriundas da pós-graduação da Universidade Federal de Alagoas.

O edital de Manutenção de Equipamentos Multiusuários, que vai financiar a manutenção corretiva de equipamentos multiusuários que estejam inoperantes, parcial ou totalmente, a fim de permitir o bom funcionamento dos equipamentos institucionais e a consolidação das pesquisas desenvolvidas no âmbito dos laboratórios multiusuários da Ufal.

Tem ainda o lançamento do Edital de Premiação Medalha do Mérito Científico ano 2022, onde poderão concorrer os pesquisadores de todas as áreas de conhecimento, que tiverem uma produção científica, intelectual, cultural e artística de alta qualidade e originalidade, de forma a reconhecer e promover os talentos científicos da Instituição.

E o Edital de Prêmio de Tese e Dissertação 2023 para os melhores trabalhos publicados em cada área do conhecimento, selecionados entre os que foram defendidos nos Programas de Pós-graduação da Ufal.

“Assim como no ano de 2022, pretendemos priorizar a igualdade de gênero e a prática da Interseccionalidade na Ufal, contemplando a igualdade e equidade racial e de gênero prevista no ODS 5 da Agenda da ONU para 2030”, ressaltou a pró-reitora Iraildes.

Os pesquisadores também podem ficar atentos porque a Propep vai intensificar a divulgação dos editais das agências de fomento por meio de um boletim institucional. E outra iniciativa prevista é a tradução das páginas dos PPGs no portal da Ufal a fim de proporcionar maior visibilidade internacional à produção científica, tecnológica e cultural brasileira.