Programa de pós busca parcerias para projetos ligados ao Canal do Sertão

Em reunião com Codevasf, professor Alexsandro Almeida discute parcerias para beneficiar produtores da região
Por Simoneide Araújo - jornalista
03/05/2023 14h53 - Atualizado em 04/05/2023 às 15h58

Na terça-feira (2), o Programa de Pós-graduação em Agronomia do Campus de Engenharias e Ciências Agrárias (Ceca) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), participou de reunião on-line com representantes da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). A proposta foi discutir possíveis parcerias para desenvolvimento da agricultura no Canal do Sertão alagoano.

Pela Ufal, participaram da reunião o reitor Josealdo Tonholo, a pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa, Iraildes Assunção, o coordenador do Programa de Pós-graduação em Agronomia, professor Alexsandro Almeida, além de Marcos Alex dos Santos e Adolpho Quintela, também docentes do Ceca. Pela Codevasf, o diretor Luís Napoleão Casado Arnaud Neto e a equipe técnica do órgão.

O professor Alexsandro apresentou projetos que estão sendo desenvolvidos pelo PPG-Agronomia na região sertaneja, com destaque para a transferência de produtos tecnológicos desenvolvidos. Ele relatou que há plataformas web para auxiliar produtores rurais em relação aos serviços de gestão de uso de água em todo o Canal do Sertão, gestão dos cultivos, indicações do tempo de irrigação diário e avaliação de eficiência de irrigação e estações meteorológicas.

O coordenador também destacou a oferta de treinamento de capacitação para técnicos e produtos rurais na área de drenagem, outorga de água, entre outras áreas. “A principal motivação da equipe de Irrigação da Ufal em contribuir com a região beneficiada pelo canal é apresentar tecnologias sustentáveis para o desenvolvimento da agricultura irrigada com uso eficiente da água”, expôs Alexsandro em sua apresentação.

Na próxima segunda-feira (8), às 8h30, haverá nova reunião dos integrantes do PPG-Agronomia com representantes da Codevasf, no gabinete do reitor Tonholo, para detalhamento das propostas apresentadas pelo professor Alexsandro.