Museu de História Natural tem programação especial nesta sexta e sábado

Atividades celebram a Semana Nacional de Museus e trazem exposições, palestras e oficinas gratuitas
Por Jacqueline Freire - jornalista
18/05/2023 15h46 - Atualizado em 18/05/2023 às 15h46

Acontece nesta sexta, 19 de maio, e no sábado (20), a 21ª Semana Nacional de Museus (SNM), um evento nacional, que promete promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros; aumentar o público visitante e intensificar a relação dos museus com a sociedade. O Museu de História Natural da Universidade Federal de Alagoas (MHN/Ufal) participa da atividade com uma vasta programação.

O MHN abrigará nesses dois dias exposições, oficinas, palestras e debates com especialistas em sustentabilidade e meio ambiente, que compartilharão suas ideias sobre como os museus podem adotar práticas sustentáveis e promover o bem-estar das pessoas.

“Também teremos visitas guiadas a setores do MHN, com o objetivo de mostrar ao público visitante como estamos trabalhando em direção a uma sociedade mais sustentável que promova a qualidade de vida para todos os seres vivos”, informa o professor Carlos Jorge da Silva, biólogo do Museu da Ufal.

Ele explica que a temática apoia saúde e bem-estar global, ação climática e vida na Terra, três dos objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). “Reunimo-nos a museus de todo o país para refletir acerca da conexão entre museus, sustentabilidade e bem-estar, destacando a importância dos museus na promoção da sustentabilidade e do bem-estar, ao mesmo tempo em que discutimos como esses temas estão interligados”, afirma.

A ideia é que o evento inspire os participantes a pensar em como é possível trabalhar juntos para criar um futuro mais sustentável e saudável para todos, enquanto apreciamos e valorizamos o papel dos museus na sociedade.

Programação

Trabalhando o tema Museus, sustentabilidade e bem-estar, o evento no MHN terá início às 10h, onde acontecem as exposições: Conhecendo o Senhor das Pedras (Laboratório de Ictiologia e Conservação do Projeto Meros do Brasil), Diversidade de moluscos Bivalvia e Gastropoda do Estado de Alagoas, Moluscos bivalves utilizados na culinária do Estado de Alagoas, Série de crescimento de Bivalvia e Gastropoda do Estado de Alagoas e Organismos de destaque da Coleção de Crustáceos. Todas as exposições acontecem nos corredores do MHN das 10h ás 16h.

Ainda na sexta, das 14h às 15h, acontecem simultâneamente a oficina Sustentabilidade para crianças: ODS em quadrinhos (oficina do projeto “SBPC vai a escolas alagoanas” com Carlos Jorge da Silva Correia Fernandes e José Leandro Fernandes dos Santos Correia) e a palestra Áreas protegidas e espécies ameaçadas do Estado de Alagoas (palestra da bióloga Selma Torquato seguida de roda conversa).

Às 15h, a arqueóloga Mayana Castro apresenta a palestra Desmistificando a Arqueologia: o que é, para que serve e quanto vale o patrimônio arqueológico?; e às 16h, acontece a mesa-redonda Coleções científicas alagoanas: conhecer e proteger para inovar, com participação das autoridades das comunidades científica, cultural e política do Estado de Alagoas.

Já no sábado, 20 de maio, a programação inicia ás 10h com o lançamento do livro Tesouros em formas de sons: a primeira fonoteca zoológica do estado de Alagoas, seguido da inauguração da Fonoteca de anfíbios. No mesmo horário acontece a palestra Conhecendo o Senhor das Pedras, com Cláudio Sampaio e Tiago Albuquerque, seguida de roda conversa e visitação à exposição homônima do Projeto Meros do Brasil).

Das 14h às 16h haverá visitas guiadas com os temas Como se tornar um paleontólogo, o que ele faz? nos setores de Geologia e Paleontologia; As aves, o trabalho e a formação do ornitólogo, com visita ao acervo científico do Setor de Ornitologia; e A vida marinha e o trabalho do biólogo marinho: pergunte o que quiser para um cientista!, com visita guiada à sala de exposição Alagoas: do mar ao sertão.

O MHN fica na Avenida Amazonas, s/n, no bairro do Prado, em Maceió. Mais informações no perfil @mhnufal ou no endereço mhnufal@gmail.com. Todas as atividades são gratuitas.