Ufal, governo de Alagoas e Prefeitura de Penedo levam Festival de Música a Portugal

Evento acontece em Lisboa e Castro Daire e tem o apoio da Universidade Nova de Lisboa, da Associação dos Bombeiros Voluntários de Castro Daire e da Câmara Municipal de Castro Daire, o equivalente às prefeituras brasileiras
Por Simoneide Araújo – jornalista
14/04/2023 15h27 - Atualizado em 14/04/2023 às 16h53

Uma grande parceria foi montada para levar o Festival de Música de Penedo para Portugal. Pois é, a Universidade Federal de Alagoas se uniu ao governo do estado e à Prefeitura de Penedo e, juntos, vão realizar o evento em Lisboa e Castro Daire, nos dias 25 e 26 de maio. Na programação, além de boa música, claro, tem discussão científica sobre o trabalho desenvolvido pelos grupos de pesquisa Caravelas, vinculado à Universidade Nova (UN) de Lisboa, e o Centro de Musicologia de Penedo (Cemupe) da Ufal.

Para o coordenador-geral, Marcos Moreira, poder levar o Festival de Música de Penedo para Portugal é uma demonstração de que nosso trabalho, enquanto Universidade, está sendo reconhecido. “São anos dedicados a um evento que cresce e se consolida a cada ano. Agora, estamos expandindo as ações do evento e fortalecendo as ações de pesquisa e investigação que desenvolvemos. Isso também é muito importante para o nosso curso de licenciatura em Música”, enfatizou o professor.

Moreira destaca o apoio recebido pelo reitor Josealdo Tonholo, pela Prefeitura de Penedo e governo de Alagoas. “Tenho muito a agradecer à gestão central da Ufal, na pessoa do reitor, por ele ter acreditado no nosso trabalho e nos incentivado a correr atrás do nosso sonho, que é fortalecer nosso curso de Música, por meio da parceria com pesquisadores portugueses”, assegurou.

E acrescenta: “Também quero registrar todo apoio recebido do governador Paulo Dantas, por sua sensibilidade de entender a importância de levar o Festival para Portugal e de nos dar total apoio nesse projeto. Destaco também a parceria de sempre do prefeito de Penedo, Ronaldo Lopes. Penedo nos acolheu e é palco do nosso Festival desde 2018. É também um momento especial para cidade dos sobrados que comemora 387 anos. É maravilhoso poder celebrar tantas parcerias que acreditam no nosso trabalho, no trabalho da Universidade Federal de Alagoas”.

Festival em Lisboa

Para realizar o Festival de Música de Penedo em Portugal, Moreira conta também com o apoio do professor e pesquisador da Universidade Nova de Lisboa, David Cranmer, coordenador do grupo Caravelas - Núcleo de Estudos da História da Música Luso-Brasileira. “Quero destacar a coordenação do maestro Pedro Serrano que não mediu esforços para conseguirmos realizar esse grande evento. Tudo isso junto com a parceria da Câmara Municipal [o equivalente às prefeituras do Brasil] de Castro Daire [município do distrito de Viseu, distante 320 km de Lisboa] e da Associação Bombeiros Voluntários de Castro Daire. Eles vão nos receber e abrir espaço para falarmos sobre o projeto musical luso-brasileiro envolvendo educação e turismo nas duas cidades-irmãs, Penedo e Castro Daire”, registrou.

A programação do dia 25 de maio será em Lisboa, no Colégio Almada Negreiros, Universidade Nova (UN) de Lisboa. Será um dia de atividades, começando com o Simpósio anual Caravelas – Núcleo de Estudos da História da Música Luso-Brasileira. A abertura será com recital de João Gracindo Neto, solista, com violão e guitarra.

Em seguida, começa a mesa científica Ações do Centro de Musicologia e Grupo Caravelas, com representantes do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (Ichca) da Ufal e do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (Cesem) da UN: Professores David John Cranmer, Marcos Moreira, Alberto Pacheco mais pesquisadores do Núcleo Caravelas e do Centro de Musicologia de Penedo.
Também haverá uma apresentação sobre Penedo, cidade musical e a Economia Criativa, com a participação da secretária de Cultura, Esporte, Lazer e Juventude, Teresa Machado, e do secretário de Turismo, Jair Galvão.

Durante o Simpósio, serão apresentados os livros temáticos: Musicologia, História e Educação. E, para fechar a primeira noite, haverá um recital na Biblioteca Nacional de Portugal (BNP) em comemoração ao Festival de Música de Penedo. A primeira atração será o Duo Caravelas, com o tenor Alberto Pacheco e Anderson Beltrão, no piano. A segunda, Ventos do Atlântico, com Alexandre Andrade, na flauta barroca; David Cruz, no violoncelo barroco.

Programação em Castro Daire

No dia 26 de maio, o Festival de Música será em Castro Daire, no Auditório do Centro de Cultura. Quem vai apresentar será a Orquestra Hope, que fará o concerto de abertura. Em seguida começa o simpósio com o tema: Castro Daire e Penedo - Projeto musical luso-brasileiro por meio da Educação e do Turismo, com a participação de autoridades de Penedo e Castro Daire. Em seguida haverá o concerto da Orquestra Energia de Murça.

Neste dia vão acontecer oficinas didáticas: Workshop de Percussão, com o professor Jair Mendes, do Grupo Thimbodé, de Bordeaux-França; de Trompete, com o professor João Paulo Cruz, da Secretaria de Educação de Alagoas; oficina conjunta de Saxofone, Flauta e Música Brasileira, com os professores Cláudio Vieira e Douglas Rocha, da Secretaria de Cultura de Penedo.

A noite termina com muita música, claro, com Percussão, Orquestra Hope e Orfeão. Para encerrar o Festival de Música de Penedo e Castro Daire, concerto da Banda de Música Bombeiros Voluntários de Castro Daire e músicos brasileiros, sob a regência do maestro Pedro Serrano.