Ufal tem conceito 4 na avaliação do MEC pelo 3º ano consecutivo

Nota do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição ficou maior do que no ano anterior
Por Manuella Soares - jornalista
31/03/2023 14h23 - Atualizado em 31/03/2023 às 21h15

Universidade Pública, gratuita e de qualidade certificada pelo Ministério da Educação (MEC). A Ufal manteve o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) com conceito 4 pelo terceiro ano consecutivo. E além de estar na faixa 4, o resultado revelou que a nota teve uma ascensão. Depois do ciclo avaliativo do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade 2021), o IGC da Ufal ficou com 3,145, maior do que no ano anterior, que teve 3,051.

O resultado já era a expectativa da Procuradoria Educacional Institucional (PEI) porque existe um trabalho intensivo junto às unidades acadêmicas. Isso refletiu em melhorias nos seguintes índices: Proporção de Graduação (0,862), Conceito Médio de Graduação (2,965) e também na Proporção de Doutorandos – equivalentes (0,051), comparando com os resultados anteriores. Foram utilizados o Conceito Prévio de Cursos (CPC) de 77 cursos.

“Nosso objetivo é alcançar a nota 5, que é a nota máxima. Para isso, a Ufal deve buscar aperfeiçoar, cada vez mais, a qualidade dos cursos de graduação e pós-graduação por meio de melhoria, a exemplo, no Conceito Enade, de modo que cada curso participante no exame possa refletir suas questões metodológicas e como tratam o conhecimento dos conteúdos ao longo do curso.  Além disso é preciso a conscientização para a importância da adesão de estudantes ao Exame, como a percepção de estudantes sobre seu processo formativo, e a qualificação crescente do corpo docente, entre outras possibilidades de melhorias”, destacou o procurador Educacional Institucional, Deywid Wagner de Melo.

Com esse trabalho em conjunto é possível vislumbrar o IGC contínuo aumentando a cada ano até que a Ufal consiga entrar na faixa seguinte. Hoje o indicador é 3,145, mas em 2017 era 2,928. Se o IGC atingir 3,945 entra na faixa maior e a tão almejada nota 5 será alcançada.

Esse indicador específico é importante para que o Ministério da Educação fiscalize a qualidade dos cursos e tenha dados para formular programas nacionais de educação. O IGC é resultado da avaliação das instituições de educação superior e corresponde à média das notas do CPC dos cursos de graduação e dos conceitos Capes dos cursos de programas de pós-graduação stricto sensu.

Desempenho dos cursos

Todas as 42 graduações avaliadas na Ufal neste ciclo tiveram Conceito Prévio de Cursos (CPC) nota 3 ou 4. Dezesseis deles conseguiram subir de nota, 5 cursos mantiveram o conceito 4 e 18 permanecem com 3. A Ufal teve dois cursos que rebaixaram a nota de 4 para 3, mas ficaram dentro do satisfatório.

O CPC combina, em uma única medida, diferentes aspectos relativos aos cursos de graduação: desempenho dos estudantes, valor agregado pelo curso, corpo docente, e condições oferecidas para o desenvolvimento do processo formativo.

O Ministério da Educação já havia divulgado o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Esperado e Observado (IDD), com destaque para os cursos de Ciência da Computação, Química e Ciências Sociais que ficaram com as melhores notas, na faixa do IDD 4. Vale destacar que Ciência da Computação foi o único curso de Alagoas a alcançar o conceito 5 no último Enade.

Dos cursos avaliados no ciclo, 30 atingiram IDD 3, que é considerado satisfatório na avaliação da Procuradoria Institucional Educacional, diante do contexto em que foi aplicada a prova.

O IDD mensura o valor agregado pelo curso no desenvolvimento dos estudantes concluintes. Esse cálculo é realizado observando a performance geral dos participantes do Enade e o número de alunos com resultados válidos. Também avalia o número e o desempenho dos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).