Sorriso de Plantão completa 21 anos de atividades nos hospitais de Maceió

Projeto de extensão leva alegria e ludicidade para os pacientes da ala adulto e infantil
Por Kelwin Odilon - jornalista
28/03/2023 15h37 - Atualizado em 31/03/2023 às 13h44

O projeto de extensão Sorriso de Plantão, celebra esta semana seu aniversário de 21 anos. Uma comemoração difícil de expressar em poucas palavras o que essa data representa para os integrantes.

Ao longo dos anos, foi necessário passarem por mudanças, adaptações e evoluções. Enfrentamos crises e incertezas, como a pandemia da covid-19, que pela primeira vez encerraram as atividades durante dois anos, mas sempre se mantiveram firmes com compromisso em levar alegrias para os pacientes.

Graças ao envolvimento e o apoio da comunidade, seja doadores, marcas ou integrantes, o projeto se mantém firme até hoje. O resultado disso tudo é uma parceria entre a Uncisal e a Ufal, que desde 2002 realiza atividades lúdicas nos hospitais de Maceió.

Os integrantes se caracterizam de palhaços de hospital e levam a alegria todos os sábados, um trabalho totalmente voluntário e que vem marcando gerações. Atualmente os hospitais parceiros são: Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU), Hospital Geral do Estado de Alagoas (HGE), Hospital Escola Dr. Hélvio Auto (HEHA), Santa Casa de Misericórdia de Maceió (Unidade Farol), Hospital da Criança e Hospital Metropolitano.

Em comemoração a esta data, o projeto promete comemorar em grande estilo, com as gravações para um documentário sobre os 21 anos e que tem previsão de lançamento para o segundo semestre no Cine Arte Pajuçara.

Atualmente o Sorriso conta com 71 integrantes, o trabalho é realizado voluntariamente por estudantes de graduação de diversos cursos e instituições de ensino, ao final do ciclo os integrantes recebem um certificado de extensão de 150 horas de carga horária emitido pela Uncisal.