Ufal destaca o cuidado com os animais dos bairros em afundamento

Desde agosto de 2020, foram mais de 8 mil atendidos e acompanhados em mais de 3 mil realocações com animais
Por Lenilda Luna - jornalista
04/12/2023 14h03 - Atualizado em 05/12/2023 às 18h07
Desde quarta (29), mais de 60 animais foram realocados

Desde quarta (29), mais de 60 animais foram realocados

São vários os efeitos do afundamento dos cinco bairros atingidos pela mineração de sal-gema. Tantos que vários grupos de trabalho foram se formando, porque nenhum desses aspectos pode ser esquecido. Quando o bairro do Pinheiro foi evacuado, em 2019, em plena pandemia de covid-19, sob a pressão das notícias de um afundamento iminente, muitos animais domésticos foram deixados para trás. Essa questão também mereceu uma atenção especial do poder público.

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal), que participou de várias ações desde que os primeiros tremores de 2018 exigiram a atenção de especialistas, também se incorporou aos cuidados com os animais, principalmente cães e gatos. O professor de Medicina Veterinária, Pierre Barnabé, coordenou o convênio firmado entre a Ufal e a Braskem, em agosto de 2020, para dar assistência aos gatos e cachorros que foram encontrados vagando pelos bairros abandonados. Um trabalho que envolve médicos veterinários, bolsistas de iniciação científica e estagiários de Medicina Veterinária.

Recentemente, entre as várias informações veiculadas nas mídias e redes sociais, foram levantadas alegações de ausência de ação voltada para os animais domésticos.

Os integrantes do Programa de Apoio aos Animais (Ufal), emitiram então a seguinte nota de posicionamento:

Nota de Posicionamento

Após receber frequentes questionamentos acerca da ação do Programa de Apoio aos Animais Ufal-Braskem no trágico episódio dessa semana, nos bairros acometidos pelo fenômeno geológico, vimos elucidar que equivocadamente existem divulgações de ausência das ações do Programa coordenado pelo @grupequiufal nas atividades emergenciais.

Essa informação não procede, pois a equipe Ufal tem apoiado ativamente a Defesa Civil, Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) e Secretaria de Bem-Estar Animal do município nas ações de resgate de animais de rua e apoio à relocação daqueles com tutores.

Desde quarta-feira, mais de 60 animais, com tutores ou abandonados na rua, foram realocados. Nas próximas semanas espera-se retirar cerca de 106 felinos em 35 colônias no bairro Pinheiro.

O Programa de Apoio aos Animais (Ufal) foi resultado de uma agenda resolutiva do Ministério Público Estadual, com apoio da OAB e CRMV, que desde agosto de 2020 atende famílias em realocação nos bairros do Bom Parto, Mutange, Pinheiro, Bebedouro e Farol, sendo que não apresenta ações restritas ao episódio emergencial dessa semana.

Foram mais de oito mil atendidos e acompanhados em mais de três mil realocações com animais. Além disso, foram vacinados contra Raiva (vacina cedida pela UVZ) mais de 7.200 animais, mais de 4.500 castrações realizadas e cerca de 700 animais encaminhados para adoção pelo canal @focinhoresponsável.

O exemplo exitoso do Programa desencadeou projetos pilotos para construção de políticas públicas com Secretaria de Segurança Pública e Secretaria da Cidadania e da Pessoa com Deficiência do Estado de Alagoas, com atendimento de mais de 200 ocorrências em 2023.

Além disso, o modelo de controle populacional de felinos urbanos do programa foi tido como exemplo para construção de política pública nacional junto ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. É a nossa Ufal, através da expertise técnica, construindo soluções e políticas públicas para a sociedade alagoana!

Sobre esse trabalho, ouça entrevista do professor Pierre Barnabé publicada em maio de 2021 no podcast Ufal e Sociedade.