Sinpete 2023 começou com expectativa de receber mais de dez mil estudantes

Evento da Ufal busca aproximar a ciência dos alunos da educação básica de Alagoas e conta com vasta programação até sexta-feira (20)
Por Thâmara Gonzaga - jornalista
16/10/2023 16h07 - Atualizado em 18/10/2023 às 07h02

Cerca de 230 escolas das redes públicas municipais, estaduais e particulares de Alagoas. Mais de dez mil estudantes da educação básica participando de atividades ou experiências científicas e visitando a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) nos campi da capital e do interior. Os números são expressivos e representam o crescimento da segunda edição da Semana Interinstitucional de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica (Sinpete), evento que começou hoje (16) e prossegue até a próxima sexta-feira (20) com palestras, oficinas, minicursos e visitas. Serão dias de muita ciência compartilhada de forma didática e atrativa.

Os detalhes da programação podem ser conferidos aqui. Ainda há tempo para se inscrever e participar.

“É uma grande satisfação recebê-los na segunda edição da Sinpete. A Ufal se sente honrada em promover e sediar esse encontro de extrema relevância entre a educação básica e a superior, numa interlocução escola e universidade. É uma iniciativa que visa fomentar, divulgar e popularizar a ciência em âmbito escolar”, destacou Vera Pontes, pedagoga da Ufal e coordenadora-geral do evento, ao falar para os presentes na cerimônia de abertura, realizada na manhã desta quarta-feira, no Auditório da Reitoria.

O estudante Ângelo Alessandro dos Santos, da Escola Estadual Professor Loureiro, localizada em Murici, reforça a importância da iniciativa ao contar um pouco sobre a sua experiência. Ele participou da edição do ano passado e destaca como foi um momento gratificante. “Participar da Sinpete é diferente, a gente sai da mesmice. Apresentamos nossos projetos e aprendemos uns com os outros”, diz o jovem que está no segundo ano do ensino médio e deseja ingressar na Ufal no curso de Enfermagem.

A colega de escola dele, Anny Grazielli dos Santos, estuda o primeiro ano do ensino médio e participa pela primeira vez. Ambos se inscreveram para apresentar trabalho no Concurso de Ideias Inovadoras, iniciativa que estimula os estudantes a pensarem soluções para garantir a sustentabilidade da comunidade onde estão inseridos. A ideia de Anny é voltada para a reutilização da água dos aparelhos condicionadores de ar da escola. “Essa água, na verdade, é descartada. E a gente quer reutilizar para a irrigação da horta da escola que, hoje, é feita manualmente”, conta.

É a primeira vez que Anny visita a Ufal e ela não esconde a expectativa com a programação que poderá aproveitar no decorrer da semana. “Tudo aqui é novidade para mim. Espero bastante aprendizado, né? Que a gente consiga realizar uma união entre a turma e a escola para conseguir desempenhar bem o projeto”, disse ela. Além de aproximar o fazer científico dos estudantes da educação básica, a Sinpete acaba sendo a primeira oportunidade de muitos discentes conhecerem o espaço da Ufal. Foi assim também com Maria Clara Soares, estudante do Campus Murici do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). “Estou bastante empolgada por estar aqui, por conhecer a Ufal. Vou apresentar um trabalho no Concurso de Ideias Inovadoras sobre a elaboração de filmes biodegradáveis a partir de amido vegetal extraído da semente de jaca”, diz ela.

Ciência a partir da educação básica

Pensar, fazer e falar sobre ciência, além de apresentar a atividade de modo acessível e interessante são alguns dos focos da Sinpete. Tais objetivos vêm sendo alcançados tal como relata o professor de Física, Nelson da Silva Nunes, da Escola Estadual Professor Loureiro. Presente na primeira edição, ele voltou a participar este ano e conta que já identifica os resultados positivos do envolvimento dos estudantes com as ações promovidas pelo evento.

“Comecei, ano passado, um grupo de ciências da natureza na escola com cinco alunos. Hoje, já temos, aproximadamente, uns 20. Isso, depois do evento, depois dessa divulgação científica que a gente vem proporcionando e só tende a aumentar, só tende a levar a ciência para a sala de aula, a despertar a curiosidade dos alunos. Os estudantes acharam a experiência enriquecedora, foi algo totalmente novo para eles. E isso é muito bom”, destacou.

O professor ficou surpreso com o crescimento da Sinpete nesta edição. “A gente percebe que tomou outras proporções. A organização está de parabéns. Os alunos estão muito felizes e a expectativa são as melhores possíveis”, afirmou.

Danielle Tavares, docente do Ifal Murici, também contou do entusiasmo dos estudantes. “Os alunos estão bem empolgados, porque esse é um momento ímpar para a formação deles. Eles já têm essa experiência de trabalho, de pesquisa, de extensão. E, aqui, vão poder apresentar essas propostas que eles pensaram exclusivamente para a Sinpete”, disse ela.

Cerimônia de abertura

A abertura da segunda edição da Sinpete foi realizada na manhã desta segunda-feira (16) e contou com a presença do reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, da vice-reitora Eliane Cavalcanti, pró-reitores de graduação (Prograd), Amauri Barros; de Extensão (Proex), Cézar Nonato; Pesquisa e Pós-graduação (Propep), Iraildes Assunção; do Secretário de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti), Sílvio Bulhões; da pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPPI) do Ifal, Eunice Palmeira da Silva; pró-reitora de Graduação da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Adenize Costa Acioli; do dirigente municipal da Undime Alagoas, Djalma Barros; do diretor do Núcleo de Excelências em Tecnologias Socias (Nees), professor Alan Pedro; e do diretor-presidente da Fapeal, Fábio Guedes, que fez a conferência de abertura.

Vera Pontes, ao comentar os números que indicam o crescimento da edição 2023, ressaltou que foi possível em razão do envolvimento da gestão central da Ufal e de parceiros. “A Sinpete se interioriza como uma importante ferramenta de expansão. É um projeto grandioso que busca levar ciência para os municípios de Alagoas, do Litoral ao Sertão, e que conta com o apoio de relevantes parceiros. Agradeço o empenho e esforço do Tonholo e da Eliane por acreditarem nesse projeto de fortalecer o ensino superior por meio da educação básica”, disse ela.

A Semana Interinstitucional de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica (Sinpete) é um projeto interdisciplinar de popularização e divulgação da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). O evento é executado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em colaboração com o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), a Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc-AL) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), com a importante parceria do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (Nees) da Ufal.

O secretário da Secti, Sílvio Bulhões, reforçou a importância de investir na ciência. “Acreditamos e defendemos a ciência como vetor de desenvolvimento. O impacto de um evento como esse na vida dos nossos estudantes é suficiente para catalisar e transformar vidas, permitindo que eles possam enxergar um novo futuro mais promissor”, argumentou.

A professora Denise Costa também reforçou o caráter educativo do evento ao permitir que os estudantes da educação básica “adentrem no universo da ciência”. O professor Alan Pedro apontou que a Sinpete potencializa tudo que a Ufal já vem contribuindo com a educação básica no país. “Os livros didáticos utilizados em escolas públicas do país inteiro contam com o trabalho realizado pela Ufal”, ressaltou o docente. Já Eunice Palmeira destacou que o evento representa a “promoção do futuro e o progresso da ciência com foco na sustentabilidade do país”.

O reitor Josealdo Tonholo agradeceu o empenho de toda equipe organizadora da Sinpete, o apoio dos parceiros na realização e, ao parabenizar os docentes pela passagem do Dia do Professor, comemorado no último dia 15 de outubro, enalteceu o trabalho dos professores da educação básica. “Vocês são responsáveis por formar cada estudante pensando na construção de um futuro bem melhor para Alagoas”, afirmou.

Para saber mais sobre a Sinpete e saber como se inscrever, acesse o site. Visite também a página e o Instagram @sinpete.2023.