Ufal executa 99,9% dos recursos discricionários do orçamento de 2022

Coordenação de Programação Orçamentária informa que é o melhor resultado dos últimos cinco anos
Por Simoneide Araújo - jornalista
02/01/2023 11h56 - Atualizado em 02/01/2023 às 12h55

Primeiro dia útil de 2023 e a Universidade Federal de Alagoas já traz uma boa notícia para a comunidade acadêmica e a sociedade alagoana. Em termos de execução orçamentária, a Ufal teve o melhor resultado dos últimos cinco anos: conseguiu gastar 99,9% dos recursos discricionários.

Isso significa que a Ufal usou tudo o que foi destinado para gastos com funcionamento, como pagamento de bolsas, serviços, despesas de diárias e passagens, manutenção, obras, contratação de serviços de terceirização de mão de obra e despesas com assistência estudantil, compra e aquisição de materiais e bens permanentes. Isso também inclui investimento em infraestrutura em TI, aquisição de computadores, equipamentos, mobiliário, entre outros.

De acordo com a coordenadora de Programação Orçamentária, Luísa Oliveira, da pró-reitoria de Gestão Institucional (Proginst), a Ufal costuma ter bons resultados na execução orçamentária, sendo de 99,2% a média de execução entre 2018 e 2022. “Ano passado, dos 92,99 milhões de reais distribuídos, 92,90 milhões de reais foram efetivamente empenhados, com inexecução de apenas 94 mil reais, sendo este um resultado excepcional”.

Apesar do ótimo desempenho em relação à execução orçamentária, Luísa lamenta que, em 2022, a Ufal tenha tido um valor tão pequeno para o orçamento discricionário. “Infelizmente, não podemos deixar de ressaltar que o orçamento discricionário de 2022 foi o segundo orçamento mais baixo dos últimos 11 anos em valores absolutos, superando apenas o orçamento do ano pandêmico de 2021”, revelou.

Mas reforça que a Ufal “continuará trabalhando para alcançar resultados cada vez melhores!”