Melhores teses e dissertações receberão prêmio e homenagens

Programação também vai homenagear os programas de pós-graduação que subiram de conceito no MEC
Por Manuella Soares - jornalista
26/01/2023 11h31 - Atualizado em 26/01/2023 às 11h37

A solenidade de entrega do Prêmio Ufal de Dissertação e Tese 2022 será realizada na quinta-feira, 2 de fevereiro, a partir das 9h, no auditório da Reitoria.

O edital selecionou 19 trabalhos de mestrado e 6 de doutorado no edital da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep).   

A iniciativa é pioneira e busca reconhecer os trabalhos desenvolvidos na Universidade, além de contribuir para a autoavaliação institucional e estimular a difusão de novos conhecimentos.

Os vencedores receberão certificados e os autores também vão receber o valor de R$ 1.800 no caso do prêmio para dissertação e R$ 2.800 para o discente premiado com a tese.

O ineditismo do edital também se destaca com a missão de combater o racismo e promover a equidade de gênero no ambiente científico, valorizando a produção acadêmica de pessoas negras e das mulheres. Com isso, cada categoria terá premiação para negros e mulheres.

Sob o comando de uma mulher, a professora Iraildes Assunção, a Propep fez a primeira ação institucional com essa temática. A pró-reitora destacou que esse tipo de política institucional deve ser implantado na gestão. “Não só para atender o ODS 5 [Objetivos de Desenvolvimento Sustentável] da agenda 2030 da ONU [Organização das Nações Unidas], mas para estabelecer, de fato, a igualdade de concorrência e de representatividade”, disse.

Confira aqui o resultado do edital.

Homenagem

Na programação do dia 2 de fevereiro haverá homenagem aos programas de pós-graduação que tiveram aumento de conceito na última avaliação do MEC. Segundo o professor Walter Matias, coordenador de Pós-graduação da Propep, a Ufal obteve 45% de aumento de notas de seus programas, “um avanço inédito na história da Ufal nos últimos 30 anos”.

Serão 22 programas incluídos na lista de homenageados, entre eles, quatro que atingiram nota 5 e o Renorbio, que passou a ser o primeiro e único programa da Ufal a alcançar o conceito 6.

“O Renorbio é um programa em rede e a coordenação geral está aqui em Alagoas. É importante dizer que esse é um conceito de excelência, são poucos no Brasil e esse é o único da Ufal. Os programas com conceito 6 e 7 têm aporte de verba maior e uma série de facilidades”, explicou Walter, ressaltando ainda que os programas passaram pela avaliação quadrienal 2016-2020.