Mestrado profissional Profnit passa a ser ofertado por 38 instituições

Esse programa de pós-graduação em rede tem sede na Ufal e está em 25 estados brasileiros
Por Simoneide Araújo - jornalista
21/07/2022 11h20 - Atualizado em 21/07/2022 às 16h38

Em reunião da Comissão Acadêmica Nacional, realizada nesta quarta-feira (20) por videoconferência, o reitor da Universidade Federal de Alagoas, Josealdo Tonholo, comunicou que a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) fez a adesão de mais cinco instituições que vão compor a rede do Programa de Pós-graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (Profnit). 

Agora são 38 universidades e institutos federais, distribuídos em 25 estados da federação, que fazem parte da rede nacional, que tem sede na Ufal. 

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Campus Colatina (IFES), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul - Campo Grande (IFMS), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre - Rio Branco (Ifac), a Universidade do Estado de Mato Grosso - Campus Sinop (Unemat-Sinop) e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Medianeira (UTFPR-Medianeira) são os chamados novos pontos focais da oferta do Profnit. 

Reitores, pró-reitores e coordenadores dos novos locais integrantes da rede participaram dessa reunião com a Comissão Acadêmica Nacional. “No dia da avaliação da comissão da Capes, eu fiz questão de participar da reunião e fico feliz que tudo tenha dado certo. Esse programa está sendo conduzido no Campus Medianeira da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, que fica a 580 quilômetros de Curitiba, entre Cascavel e Foz do Iguaçu, levando a formação de qualidade na pós-graduação, junto dos nossos outros programas, para uma cidade tão distante da Reitoria. Isso eu acho fundamental”, destacou o reitor da UTFPR-Medianeira, Marcos Shiefler. 

Ele coloca sua instituição à disposição de todos que compõem o Profnit e reforça que o caminho é a construção de parcerias: “Sem a formação de redes não vamos conseguir andar muito, então, a UTFPR está à disposição. E Tonholo é um grande parceiro e fico feliz que ele esteja à frente desse trabalho”. 

De acordo com o reitor Tonholo, a rede Profnit Fortec estava, até agora, com 33 instituições, cerca de 1.400 estudantes em curso, em vias de defender suas dissertações, e mais 440 professores [esse número deve chegar a 500 docentes após a inserção dos cinco novos pontos focais]. “Esse é um momento muito especial em que o Profnit, que já tem cerca de 550 alunos já qualificados por todo território nacional, agora, passar contar com novos estados, com novas regiões, e começa a permitir que esses estudantes troquem experiências, massifiquem o nosso conceito de inovação discutido em sala de aula e façam apropriação desse conhecimento para melhoria das suas regiões”, revelou. 

E continua: “É um momento importante receber essas cinco novas instituições e, ao mesmo tempo, é um momento de muita responsabilidade porque o grau de complexidade da gestão do Profnit também vai aumentar. Mas esse é mais um desafio que nos propomos a resolver de forma coletiva”. 

O que é o Profnit 

O Profnit é um programa de pós-graduação stricto sensu, gratuito, destinado a aprimorar a formação profissional para atuar nas competências dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) e nos ambientes promotores de inovação nos vários setores acadêmico, empresarial, governamental, organizações sociais, entre outros.

É um programa presencial do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec), que investe na formação de recursos humanos em nível de mestrado. Os alunos não pagam anuidades e os professores não recebem pró-labore. 

O mestrado profissional é oferecido nacionalmente, presente em todas as regiões do Brasil, e foi recomendado com nota 4 pelo Conselho Técnico Científico da Educação Superior da Capes.