NTI alerta sobre ataques cibernéticos em contas institucionais

Usuários do e-mail da Ufal devem ficar atentos sobre mensagens que não identificam nome, matrícula e setor do remetente
Por Manuella Soares - jornalista
06/06/2022 14h07

O Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) alerta os usuários que possuem conta institucional da Ufal sobre o cuidado com a segurança da informação. De acordo com o diretor do NTI, Reinaldo Cabral, neste período em que muitas instituições estão redefinindo suas políticas de armazenamento e acesso às contas de e-mail surgem tentativas de ataque cibernético.

Ele exemplifica: “São enviados e-mails informando que o usuário precisa clicar em algum lugar na mensagem e então, pode acionar um mecanismo que expõe a conta a riscos. Estes riscos vão desde o roubo da senha de acesso da conta até a instalação de vírus que podem dar acesso aos arquivos e dados que o usuário manipula, como contas bancárias, por exemplo,”.

Reinaldo reforça que, para evitar este tipo de ação, a Ufal possui normativos que impedem que um e-mail seja enviado sem a devida identificação do remetente. Por isso, é preciso ter atenção se a mensagem eletrônica indica pelo menos, nome e setor do usuário.

O alerta se dá agora, especialmente, porque a partir deste mês de junho o NTI vai fazer uma série de ações para assegurar a disponibilidade dos serviços de comunicação da conta institucional Google Workspace Fundamentals.

Mudanças organizadas pelo NTI

Desde a última sexta-feira (4) já está ativado o limite de 5GB para todos os usuários do e-mail institucional da Ufal. A partir de agora cada membro da comunidade acadêmica, entre técnicos, docentes e estudantes só pode usar esse espaço para armazenar e-mails, arquivos no Google Drive e demais serviços.

Com isso, uma grande campanha de sensibilização foi feira para que os usuários realoquem seus arquivos que ultrapassam esse limite no Google Drive para o Microsoft OneDrive, onde cada conta da Ufal disponibiliza 50GB.

“Temos sido questionado se não seria melhor ter pago a Google ao invés de ficarmos com a conta gratuita. A melhor oferta que conseguimos com foi de R$ 14,60 por conta de usuário. Isto daria cerca de R$ 450 mil por ano, em cinco anos, totalizaria R$ 2,25 milhões,  o que é maior do que o investimento que precisamos fazer em armazenamento interno para garantir o ambiente EAD, a implantação de processos eletrônicos,  espaço para o pleno funcionamento de mais de uma centena de sistemas e dezenas de sites institucionais”, explicou Reinaldo sobre a mudança da ferramenta utilizada pela Universidade.

Quem ainda não migrou os arquivos que ultrapassam os 5GB continua com acesso à conta para reduzir o armazenamento, mas ficará impossibilitado de incluir novos arquivos no Google Drive. Para saber como fazer essa ação para o Microsoft Onedrive  veja aqui o tutorial disponibilizado pelo NTI.

O recebimento e envio de e-mail de todas as contas seguem funcionando normalmente, mas em relação ao armazenamento de arquivos para quem não cumprir o novo limite, novas ações poderão ser realizadas a partir do dia 10 de junho.

Em caso de dificuldades no acesso ao Office, o usuário deve entrar em contato com a Central de Atendimento do NTI por meio do e-mail atendimento@nti.ufal.br e, se possível, incluir imagens que ilustrem o problema identificado.

Veja mais sobre a Política de uso do NTI