Campus do Sertão amplia parceria com a Codevasf e cria grupos de trabalho

Representantes da Companhia e da Ufal reuniram-se para debater desenvolvimento territorial
Por Ascom Ufal
11/03/2022 10h41 - Atualizado em 11/03/2022 às 10h42

A direção do Campus do Sertão da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) recebeu em sua sede, em Delmiro Gouveia (AL), nesta quarta-feira (9), representantes da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba  (Codevasf), da 5ª Superintendência Regional - Penedo (AL)) para tratar de assunto relacionados a manutenção de continuação de parcerias firmadas entre os dois órgãos federais. Em 2021, a  Codevasf realizou a cessão de duas caminhonetes adquiridas através de emendas parlamentares do Deputado Federal Paulão (AL). 

No encontro desta semana, o diretor do Campus, Agnaldo Santos, conversou com o economista Thiago Cedraz de Almeida e com o engenheiro agrônomo Marciel Mariano, que são analistas de desenvolvimento regional da Codevasf. Pela Ufal, também participaram David Nunes, administrador, e Flávio Augusto de Aguiar, professor do Curso de História. A reunião teve como pauta a formação de um grupo de trabalho que vai apresentar uma proposta de criação de um Núcleo de Desenvolvimento Territorial, no Campus do Sertão. O Núcleo vai atuar na elaboração de projetos destinados à região do Alto Sertão de Alagoas.  

O GT inicial conta com a participação do diretor do Campus, além de representação do Núcleo de pesquisa e estudos arqueológicos e históricos, da Administração do Campus e haverá inclusão de representantes de setores interessados em participar dessa construção. “Em breve retribuiremos a visita à sede da Codevasf para oficializar interesse recíproco junto à gestão daquele órgão. A Ufal já mantém um Acordo de Cooperação Técnica com a Codevasf, o que possibilita a efetivação desse tipo de parceria”, informa Agnaldo. 

Nas discussões apresentadas, os representantes da Codevasf informaram da importância de envolvimento da comunidade universitária para o desenvolvimento e realização de projetos territoriais. “Nesse sentido, o Campus do Sertão possui a expertise nas atividades extensionistas, envolvendo diversos grupos, como a empresa junior Enactus,o grupo PET das Engenharias e corpos docente e técnico qualificados nas áreas de licenciaturas, engenharias e gestão. A inclusão de estudantes nos projetos também foi abordada como um fator de alta importância para fomentar um melhor aprendizado dos alunos do Campus”, finaliza o diretor do Campus do Sertão.