Site da Ufal disponibiliza link direto ao Sistema e-MEC sobre os cursos ofertados

Usuários podem conferir informações sobre regularidade dos cursos ofertados na instituição
Por Manuella Soares - jornalista
06/12/2022 10h20 - Atualizado em 06/12/2022 às 10h38

Transparência com acesso simplificado. Essas são as prioridades de uma portaria emitida pelo Ministério da Educação que trata sobre a publicização do cadastro das Instituições de Educação Superior (IES) no Sistema e-MEC. A determinação é para que o acesso ao sistema fique disponível nas páginas principais das instituições.

Qualquer pessoa pode acessar as informações do e-MEC porque são de domínio público, mas a exigência vai facilitar o caminho para o usuário, já que a partir de agora haverá um banner fixo com um QR Code que leva direto à página do sistema.

No e-MEC é possível conferir todas as informações referentes à regularidade dos cursos ofertados pelas IES integrantes do sistema federal de ensino. É a base de dados oficial do MEC onde constam informações de registro dos cursos, como por exemplo, se tem reconhecimento, se o reconhecimento foi renovado e como se dá o processo de renovação com a visita in loco da comissão.

Segundo o Procurador Deywid Melo, da Procuradoria Educacional Institucional (PEI), a Ufal já está cumprindo a determinação do Ministério e o banner que encaminha para o e-MEC está disponível no site.

"Mesmo já havendo, no domínio público, as informações de regulação de cursos da Universidade, bem como o credenciamento e recredenciamento da IES, essa publicização oportuniza à sociedade, de forma mais prática, obter essas informações pois quando se estiver navegando no site da Ufal, por exemplo, as informações já poderão ser acessadas mais facilmente", reforça.

O link com o Qr Code está disponível no rodapé do ufal.br