Em seminário, Andifes reúne convidados para debater a educação no futuro

Evento aconteceu no Rio de Janeiro com representantes da educação básica, superior e profissional, tanto pública quanto privada
Por Ascom Ufal com Ascom Andifes
22/11/2022 17h53 - Atualizado em 22/11/2022 às 17h55
Reitor Josealso Tonholo com participantes do seminário promovido pela Andifes

Pensar a educação brasileira das próximas décadas, especialmente nas universidades federais, propondo caminhos, políticas públicas e interações entre diferentes áreas do conhecimento, considerando avanços e avaliando desafios. Essas foram algumas diretrizes do seminário A Educação no Futuro, promovido pela Associação Nacional de Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), na cidade do Rio de Janeiro, nos dias 17 e 18 de novembro.

O seminário contou com 150 participantes e oito entidades da educação básica, superior, profissional, pública e privada, ciência e tecnologia, arte e cultura, que vivenciam e conhecem a educação. Também houve a participação de convidados internacionais, reunindo em um mesmo evento representantes de todos os campos da educação e promovendo o diálogo com diferentes áreas e segmentos do ensino no país.

“A ideia é promover vários ciclos de discussão sobre os temas da educação brasileira, prioritariamente a educação superior, mas não só. Partindo da premissa que temos que pensar a educação de modo sistêmico, hoje realizamos o primeiro de uma série de seminários que acontecerão a partir do ano que vem. Depois desse período que atravessou a educação pública brasileira, de grandes transformações e desafios, como a pandemia, nos pareceu absolutamente necessário colocar os olhos no futuro, como um conjunto de instituições, pensar nossos próximos passos dentro desse novo ciclo”, afirmou na abertura do evento o presidente da Andifes, Ricardo Marcelo Fonseca, reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

O reitor da Universidade Federal de Alagoas também esteve presente no evento e destacou a importância dos dois eventos, a reunião do Pleno da Andifes e do seminário. “Essa reunião foi fundamental para que a gente pudesse entender o mecanismo que vai ser utilizado nas negociações com a universidade federais do ponto de vista da transição do governo federal, mas, ao mesmo tempo, foi fundamental para estabelecer uma base sobre o novo conceito de universidade e o que vem a ser essa universidade que atende a situações mais contemporâneas, particularmente após os impactos da covid-19”, destacou Tonholo.

E completa: “Foi uma reunião extremamente produtiva em que nós tivemos a oportunidade de conhecer novidades no âmbito da educação, por meio de pesquisadores, a exemplo do professor Nóvoa [António Manuel Seixas Sampaio, ex-reitor da Universidade de Lisboa]. Também tivemos a oportunidade de interagir com os membros do Conselho Nacional de Educação para elucidare algumas dúvidas e itens que fazem parte do nosso dia a dia na universidade. Temas, por exemplo, como a educação a distância no âmbito dos cursos presenciais. Isso discutido porque é um tema que está na pauta nacional, aléwm do novo modelo de avaliação da graduação e da pós-graduação”.

Acompanhe aqui a cobertura completa do seminário A Educação no Futuro

Andifes também discute ações para recompor orçamento

A Associação Nacional de Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) realizou, na tarde da sexta-feira (18), no Rio de Janeiro, a 156ª Reunião Extraordinária do Conselho Pleno para discutir a recomposição do orçamento das Ifes. A reunião foi realizada após o Seminário Andifes A Educação no Futuro, no Hilton Hotel, também na capital fluminense.

Na pauta da reunião do Conselho Pleno, informes sobre as ações que foram e estão sendo tomadas para a recomposição do orçamento de 2022, as reuniões políticas, os diálogos e as tentativas que estão sendo feitas para encerrar o atual ano em uma situação mais favorável em termos de orçamento.

Foram também dados informes sobre a participação da Andifes no Grupo de Trabalho da Educação da equipe de transição do governo eleito, com possíveis impactos na formulação do orçamento das universidades para 2023, para que fossem ouvidos os reitores associados à Andifes sobre as ações nos próximos dias.