Quer ser um conselheiro dos serviços da Ufal? Saiba como se voluntariar

É preciso um número mínimo de 30 conselheiros para realiza consulta dos serviços prestados pela Universidade
Por Manuella Soares - jornalista
10/08/2021 18h12

Os Conselhos de Usuários de Serviços Públicos são um mecanismo de participação direta dos cidadãos no acompanhamento da prestação e na avaliação dos serviços públicos. Eles são formados por um conjunto de voluntários que se inscrevem por meio de uma plataforma virtual.

De acordo com a Portaria CGU nº 581, de 2021, para que uma consulta possa ser lançada, é preciso que haja, no mínimo, 30 conselheiros. Portanto, a inscrição de cada cidadão como conselheiro é importante para que a instituição possa realizar a consulta.

Para acessar a Plataforma Virtual do Conselho de Usuários de Serviços Públicos é preciso ter um cadastro Gov.br, que é único para serviços prestados pelo governo federal. Basta fornecer nome completo, RG, CPF e e-mail. Depois de cumprida esta etapa, os interessados devem acessar a Plataforma virtual com login e senha, clicar em ‘Tornar-se conselheiro’ e seguir para a escolha do órgão ou serviço.

Ao selecionar ser conselheiro, você se voluntaria para todos os serviços, mas se preferir, pode auxiliar na melhoria de quantos serviços julgar conveniente, em um ou mais órgãos. Na Ufal, já existem dois serviços disponíveis para consulta no portal do Conselho de Usuários: Apresentar Manifestações de Ouvidoria e Emitir Certidão e/ou Declaração relacionada à vida acadêmica.

“Precisamos de, no mínimo, 30 pessoas cadastradas por serviço. Além dos serviços já disponíveis, outros estão sendo cadastrados no Portal de Serviços do governo federal e as enquetes inseridas na Plataforma virtual do Conselho de Usuários de Serviços Públicos para consulta. À medida que a equipe for avançando nisso, a comunidade será noticiada. Essa é uma grande oportunidade no sentido de melhorarmos a prestação do serviço público e de possibilitar um amadurecimento institucional significativo para a nossa Universidade. Em breve, os serviços de outros setores também estarão disponíveis na Plataforma para avaliação dos usuários”, ressaltou Georgina Bomfim, assistente em Administração da Ouvidoria da Ufal, já fazendo a convocação para quem quiser se cadastrar.

Concluído o cadastro, o conselheiro passa a responder consultas sobre os serviços e pode propor sugestões, ideias de melhorias, além de participar do fórum virtual de debates com os demais conselheiros para adequar os serviços à realidade dos usuários. A avaliação dos conselheiros vai ajudar a comunidade universitária e os demais usuários a contarem com serviços cada vez mais ágeis e adequados às expectativas.

Confira como funciona o Conselho, acessando aqui.

Clique aqui para saber mais informações sobre o assunto.