Debate comemora os 20 anos da Lei da Reforma Psiquiátrica nesta sexta

Roda de conversa virtual faz retrospectiva e discute tendências em contexto pandêmico
Por Ascom Ufal
27/05/2021 15h23 - Atualizado em 29/05/2021 às 11h01

Nesta sexta-feira (28), às 15h, o grupo de pesquisa e extensão Saúde Mental e Sociedade, vinculado à Faculdade de Serviço Social e ao Programa de Pós-graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Alagoas, realiza a roda de conversa 20 anos da Lei da Reforma Psiquiátrica: retrospectiva e tendências em contexto pandêmico.

O evento virtual é uma parceria com o  Fórum de Saúde Mental de Maceió e deve ajudar a fomentar o debate que perpassa a construção da política de saúde mental e os desafios na atualidade. A transmissão será pelo YouTube, no canal Proex Ufal.

Segundo Heline Moura, doutoranda e membro da comissão organizadora do evento, a necessidade de refletir e debater a reforma psiquiátrica é urgente, principalmente, nos dias de hoje. “O novo contexto ocasionado pela pandemia, ao passo que demonstrou a importância dos serviços públicos do Sistema Único de Saúde (SUS), impôs novos desafios aos trabalhadores, usuários e familiares desses serviços. Se estabelecem novas estratégias e recursos como forma de adaptação ao novo contexto de isolamento social. Diante disso, consideramos relevante a discussão do tema com a comunidade acadêmica, trabalhadores, usuários e familiares como forma de refletir e fomentar o debate sobre a importância da política de saúde mental”, explicou.

Na programação, além da retrospectiva histórica de avanços da lei, com a enfermeira Yanna Nascimento, o debate colocará em pauta as tendências e recursos da saúde mental no contexto pandêmico, com a participação da professora Rita Cavalcante, da Universidade Federal do Rio de Janeiro e em pós-doutoramento no PPGSS/Ufal.

A assistência em saúde mental durante a pandemia será tema retratado por Marli Souza, usuária do CAPS Sadi Carvalho, representante do Fórum Saúde Mental de Maceió, da Renila e da Associação de usuários e familiares de usuários dos serviços de saúde mental Assuma, e Sueli Nascimento, familiar de usuário do CAPS, integrante do grupo operacional do Fórum de Saúde e membro do Comitê Editorial do Podcast.

Para participar, é preciso realizar inscrição neste link. “Espera-se com esse evento contribuir e disseminar o debate sobre a importância da política de saúde mental para a sociedade, bem como apontar os dilemas que atravessam a realidade dos serviços”, disse Heline.

A discussão da temática também propiciará aos participantes refletirem sobre as tendências e recursos utilizados pelos profissionais da saúde mental, usuários e familiares no contexto de pandemia. “Consideramos importante e necessária a discussão da temática em alusão ao dia 18 de maio, dia da luta antimanicomial”, completou.