Campus do Sertão participa da criação de Conselho Cultural de Delmiro Gouveia

Atuação da Ufal na elaboração de Projeto de Lei enfatiza compromisso da instituição com a cultura
Por Ascom Ufal
27/04/2021 16h25 - Atualizado em 29/04/2021 às 08h37

A direção acadêmica e docentes do Campus do Sertão da Ufal participaram de reunião com a Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes de Delmiro Gouveia. Foi uma reunião extraordinária com os segmentos culturais e afins, para de instituir a Comissão de Trabalho para criação do Projeto de Lei do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC).

O encontro contou com a participação do secretário municipal de Turismo, Cultura e Esportes, Felipe Eduardo; do secretário Cosmo Soares, além de várias representações dos segmentos cultuais: artesanato, dança, cultura popular, música, comunidades tradicionais, povos de terreiro.

Para o secretário Felipe Eduardo, a noite em que ocorreu a reunião, último dia 20 de abril, foi um marco histórico, levando-se em consideração a participação de várias representações e apoiadores da cultura no município de Delmiro Gouveia.

A reunião teve como encaminhamento a constituição do Grupo de Trabalho que ficará responsável por elaborar o Projeto de Lei para Criação do Conselho Municipal de Políticas Culturais. O Campus do Sertão, nesse Grupo de Trabalho, contará com a participação do professor Thiago Trindade, diretor acadêmico, e também dos professores Gustavo Gomes, do curso de História e coordenador do Equipamento Cultura Abí Axé Egbé, e Márcio Ferreira, do curso de Letras e líder do Núcleo de Estudos em Literatura Alagoana (Nela).

De acordo com o professor Thiago Trindade, a participação do Campus do Sertão se dará de forma coletiva nesse processo de criação do Projeto de Lei do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Delmiro Gouveia. “Isso só ratifica o compromisso da Universidade com ações extensionistas, com o diálogo com outras comunidades e, acima de tudo, é uma reafirmação da importância de se valorizar a diversidade cultural alagoana e delmirense”, destacou.