Ufal inicia campanha comemorativa pelos seus 60 anos de criação

Entre os projetos, homenagens a servidores que também fazem 60 anos e exposição fotográfica virtual
Por Simoneide Araújo - jornalista
06/01/2021 14h22 - Atualizado em 21/01/2021 às 19h38

Com o tema Ufal 60 Anos: raízes conectad@s com o futuro, a Universidade Federal de Alagoas divide com a sociedade e a comunidade acadêmica um pouco do que está sendo preparado para celebrar mais um aniversário de sua criação. Foi criada em 25 de janeiro de 1961, reunindo as faculdades de Direito (fundada em 1931 e oficializada por decreto em 1933); Medicina (1951), Filosofia (1952), Economia (1954), Engenharia (1955) e Odontologia (1957).

Durante todo este ano serão realizadas várias ações de homenagens, lançamento do site alusivo ao sexagésimo aniversário, exposição fotográfica virtual, atividades acadêmico-científicas, e tudo dentro do que preveem as normas de segurança por causa da pandemia da covid-19. A campanha dos 60 anos foi lançada em novembro de 2020, durante a abertura do Circuito Penedo de Cinema.

A ideia central do tema escolhido partiu da palavra “raízes”, que traz diversos elementos da construção da Universidade (diversidade, cultura, ciência), apontando para os 60 anos, para cima e para o futuro. A ideia é trabalhar a temática central em ações de comunicação e atividades comemorativas como os eventos, que se estenderão ao longo do ano, ressaltando os eixos norteadores: Memória, Ciência e Tecnologia, Inovação, Cultura, Território e Literatura.

O selo comemorativo dos 60 anos e toda identidade visual da campanha foram criados pelo servidor da Assessoria de Comunicação (Ascom) da própria Ufal, Daniel Aubert. “A partir das conversas que tive com a equipe envolvida no projeto, escolhi usar mãos que se intersectam e simbolizam união em tempos de divergência; simbolizam diversidade e esperança como uma flor que desabrocha. E o selo é variável, se adaptando aos mais diversos temas que podem ser abordados nas comemorações dos 60 anos, como cultura, ciência, tecnologia e muito mais”, explicou.

No portal da Ufal, haverá vários quadros semanais, todos alusivos aos 60 anos, para contar a história da Universidade por meio da atuação das pessoas que a compõem. Foram criados os projetos Memória Ufal, Sou 60, Minha História e Além da Academia, que retorna ao portal com enfoque nas comemorações.

As comemorações vão acontecer em todos os campi da Ufal e nas unidades do interior. A comunidade universitária vai celebrar e ser partícipe das comemorações, cada um fazendo seus eventos ao longo de 2021.