TV Ufal, canal 8.1, já está no ar e disponível para mais de 1 milhão de alagoanos

Nova emissora de televisão de Alagoas em canal aberto é afiliada à TV Brasil de Comunicação
Por Ascom Fundepes / Fotos Renner Boldrino
27/01/2021 14h57
Da direita para esquerda: o reitor Josealdo Tonholo, o diretor-geral da EBC, Roni Baksys, a vice-reitora Eliane Cavalcanti, o diretor-presidente da Fundepes, Ricardo Wanderley, e o pró-reitor de Extensão, Clayton Santos

A noite da última segunda-feira (25) foi marcada pelo lançamento da TV Ufal, canal 8.1, afiliada à TV Brasil – Empresa Brasil de Comunicação (EBC) em Alagoas. A emissora aberta de televisão foi ao ar oficialmente e já está disponível para mais de um milhão de habitantes da grande Maceió. O evento foi realizado no Museu Théo Brandão (MTB), da Universidade Federal de Alagoas, no dia em que a instituição comemorou seu aniversário de 60 anos.

Na Ufal, a emissora de televisão é comandada pela Pró-reitoria de Extensão (Proex), com gestão da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes). “O sinal começa retransmitindo a TV Brasil totalmente em HD e com multiprogramação, e estamos empenhados para até o mês de março iniciarmos a produção e a exibição de conteúdo local e próprio, feito em Alagoas para os alagoanos e, também, levar este conteúdo a todo o país por meio da parceria com a EBC”, frisou Ricardo Wanderley, diretor-presidente da Fundepes.

O lançamento e a implantação da TV Ufal é mais uma conquista da gestão do professor Josealdo Tonholo à frente da Ufal. “Trata-se de uma grande conquista para toda a comunidade universitária e para toda a sociedade de Alagoas. No dia em que festeja seus 60 anos de fundação, a Ufal oferta este presente para nosso estado”, afirmou o reitor Josealdo Tonholo.

No evento de lançamento estiveram presentes autoridades do Estado e parlamentares das bancadas municipal e federal, a Diretoria Executiva da Fundepes, além de professores, pró-reitores e gestores da Ufal. “Queremos levar ao público uma programação diferenciada, com forte apelo educativo e cultural, científico e emancipador, fazendo jus ao papel extensionista que é premissa de nossa atuação na Universidade”, disse o pró-reitor de Extensão, Clayton Santos.

O alcance inicial do sinal da emissora chegará a mais de um milhão de habitantes na grande Maceió e retransmitirá o sinal digital e a programação da TV Brasil. “A programação da TV Ufal é diversa, educativa e de qualidade. A gente preza muito pela informação confiável que passamos. A credibilidade é um valor importante da EBC. A nossa expectativa é que a programação da TV Ufal seja aproveitada na rede nacional”, afirmou o diretor-geral da EBC, Roni Baksys.