Ufal e Google Cloud oferecem treinamento em tecnologia da informação

Estudantes da Ufal podem se cadastrar até 27 de agosto; prioridade nas vagas será para o público em perfil de vulnerabilidade socioeconômica
Por Ascom Ufal
19/08/2020 11h48 - Atualizado em 21/09/2020 às 18h42

A Pró-reitoria Estudantil (Proest) da Ufal, em parceria com a Google Cloud Brasil, está realizando o cadastro de estudantes para treinamento básico em Google Cloud. As inscrições podem ser feitas de 19 a 27 de agosto, neste endereço. Serão oferecidas até 250 vagas. 

O objetivo do curso é capacitar os discentes da instituição para o mercado de trabalho na condição de Analistas de Nuvem nível Jr ou para realizarem estágio em áreas de Tecnologia da Informação (TI) que possuem sistemas e informações em nuvem pública. 

A oportunidade é para estudantes de graduação presencial dos três campi da Ufal. De acordo com o edital 2/2020, as vagas serão concedidas, de forma prioritária, a alunos atendidos pelos programas de assistência estudantil da Ufal; cotistas; mulheres; negros, pardos e indígenas; e público LGBTQI+. Como critério de seleção, a preferência será dada aos que apresentem conhecimentos básicos de inglês, informática e em alguma linguagem de programação. 

Sobre a parceria da Ufal com a empresa multinacional de serviços na internet, o pró-reitor Estudantil (Proest), Alexandre Marques, explica que é um projeto piloto provocado pela Google e que está buscando, a partir de uma parceria com a Federal de Alagoas, a possibilidade de capacitar estudantes em perfil de vulnerabilidade socioeconômica. 

“A iniciativa visa oferecer oportunidades para cada cidadão que queira participar da força de trabalho de tecnologia no Brasil. Após o treinamento, os estudantes terão maiores oportunidades de trabalho na posição de 'Analistas de Nuvem nível Jr' ou estágio em áreas de TI que possuem sistemas e informações em nuvem pública”, destaca o pró-reitor. 

O treinamento básico em Google Cloud será realizado em um período de 20 dias, com carga horária total de 30 horas, na modalidade a distância. Por isso, é preciso possuir computador com internet velocidade mínima de 10 mbps, navegador Google Chrome instalado e 4gb de memória RAM. Antes do início do curso, os discentes selecionados participarão de um treinamento prévio promovido pela Ufal, em data a ser comunicada posteriormente, com conceitos básicos necessários para a realização da capacitação. 

Confira o edital no arquivo abaixo.

Mais informações neste link.