MPE e Ufal lançam projeto Assédio Não em ação do Agosto Lilás

Cerimônia será nesta segunda-feira, 31, às 16h30, na sede do Quartel Geral dos Bombeiros, em Maceió
Por Ascom Ufal
29/08/2020 10h25 - Atualizado em 29/08/2020 às 11h01

O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE-AL), em parceria com a Faculdade de Direito (FDA) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), realiza nesta  segunda, 31 de agosto, às 16h30, o lançamento do Projeto Mulheres em Segurança: Assédio Não. O evento será realizado na sede do Quartel Geral do Corpo de Bombeiros, no Trapiche da Barra, em Maceió. O projeto se destina à Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil, Perícia Criminal e polícia Penal.

O projeto é mais uma ação do chamado Agosto Lilás e é uma iniciativa da Promotoria de Controle Externo da Atividade Policial e da Tutela da Segurança Pública.  A diretora da Faculdade de Direito da Ufal, professora Elaine Pimentel, explica que o  projeto proposto pela Promotoria de Justiça do Controle Externo da Atividade Policial da cidade de Maceió, no contexto do Agosto Lilás, consiste em importante intervenção nos órgãos de segurança pública, cujas estruturas hierarquizadas e predominantemente marcadas pela presença masculina nos espaços de poder e comando, tornam-se ambientes propícios para práticas de assédio moral e sexual de mulheres, causando danos à saúde mental e física.

"É preciso conhecer essa realidade, ouvindo as mulheres que atuam nas instituições envolvidas, que são normalmente silenciadas pelas opressões de gênero, para que se tenha um real panorama dessa realidade, implicando a todos numa verdadeira mudança de paradigma cultural. A participação da Ufal como instituição de ensino comprometida com a transformação social é de extrema importância, pois nossos saberes podem contribuir sobremaneira com esse importante projeto", explica Elaine Pimentel, pesquisadora e militante na área feminina.