Alimentação saudável durante a pandemia : super heróis com frutas e legumes

Ação é realizada pela Unidade de Educação Infantil da Ufal tem como alvo crianças até 6 anos
Por Ascom Ufal
28/08/2020 15h42 - Atualizado em 28/08/2020 às 17h41

As mudanças na rotina impostas pelo período de distanciamento social afetou a todos, independentemente da idade. Desde março tem sido fundamental buscar novos hábitos em casa para manutenção da saúde e do bem-estar das famílias. Com as crianças não foi diferente: com mais tempo em casa, mais exposição às telas e menos movimento, até a alimentação precisou ser repensada.

Em função desse novo cenário, a equipe de Nutrição da Unidade Infantil Professora Telma Vitoria desenvolveu junto às famílias das crianças atendidas diversos projetos voltados para a prática da alimentação saudável.

Foi assim que nasceram os Super Heróis da Alimentação, projeto que conta com a participação de algumas frutas e legumes como personagens, que tratam de bons hábitos alimentares com crianças de 2 a 5 anos de 11 meses. De acordo com a nutricionista Fernanda Leite, a ação também é uma forma de estender o vínculo das crianças com a unidade. “A nutrição desenvolveu atividades nesse contexto, elaborando vídeos visando a manter as atividades de educação nutricional desenvolvidas na unidade e estimular que as crianças mantenham uma alimentação saudável durante esse período, estimulando o consumo de frutas, verduras e recomendando evitar o consumo excessivo de guloseimas”, comenta.

Fernanda conta que toda a concepção do projeto se deu já durante a pandemia, quando houve a necessidade de se fazer presente no cotidiano das crianças e de seus familiares, por meio dos vídeos publicados nas redes sociais. “Eu elaborei os roteiros, pensei no formato de série com cinco episódios e todo o trabalho em si, incluindo dar vida aos personagens, gravação de áudio e vídeos, edição dos vídeos e elaboração da abertura com música. Tudo foi feito pensando nas crianças com muito amor, para que elas aprendessem de forma divertida e para que se dessem a oportunidade de consumir esses alimentos no seu dia a dia”, explica.

Nutrição Infantil como aliada na luta contra o Covid-19

O projeto faz parte de uma ação maior promovida pela Unidade, tem como objetivo mostrar que a alimentação saudável deve fazer parte do cotidiano de toda a família, desde cedo. Isso porque as estratégias nutricionais que envolvem crianças e seus familiares têm impacto positivo na formação de hábitos saudáveis e na aceitação de alimentos que tendem a ser rejeitados quando não são bem estimulados como, por exemplo, frutas, verduras e legumes.

A série buscou reforçar a ideia de que a partir da ingestão de alimentos saudáveis é possível prevenir o aparecimento de algumas doenças ou de conseguir se recuperar mais rápido de doenças infecciosas, tais como gripes e resfriados, uma vez que nutrientes como as vitaminas A e C auxiliam na modulação do sistema imunológico, sendo isso fundamental para o momento atual que estamos vivendo.

“Os Super Heróis da Alimentação auxiliam nesse processo, pois de forma divertida, mas com muito conteúdo, as crianças aprendem mais sobre determinados tipos de alimento, sobre seus nutrientes e para que eles servem, auxiliando no despertar do seu interesse por esses alimentos que irão auxiliar no seu crescimento, desenvolvimento e manutenção da saúde” conclui.

Para ter acesso aos vídeos postados e às outras ações realizadas pela Unidade Infantil da Ufal, acesse a página no Instagram.