HU entrega 14 leitos de UTI exclusivos para tratamento da covid-19

Outros oito leitos de pré-alta e 16 de enfermaria vão compor a estrutura montada para ajudar no combate à pandemia
Por Manuella Soares - jornalista
08/04/2020 10h32 - Atualizado em 08/04/2020 às 16h30
O superintendente do HU, Célio Rodrigues, e a vice-reitora Eliane Cavalcanti fazem a última visita antes da desinfecção do local

As pessoas doentes em decorrência da covid-19 em Alagoas já encontram amparo no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU). Desde terça-feira (7) o HU da Ufal está com uma estrutura exclusiva para atender os pacientes graves, com novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Os leitos passaram pelo procedimento de desinfecção e já estão prontos, com todos os equipamentos necessários à disposição.  “A ‘Unidade Covid-19’ ou ‘Unidade Coronavírus’ do Hospital Universitário possui 14 leitos de UTI já com respiradores, monitores multiparamétricos e vários equipamentos para atender novos pacientes que entrarão com complexidade por causa da covid-19”, explicou a vice-reitora da Ufal, Eliane Cavalcanti, que acompanhou a inspeção antes da entrega, na manhã de terça-feira.

“É um ambiente totalmente isolado que trabalha com diferença de pressão, para evitar a propagação do vírus”, explicou o reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, destacando o empenho da instituição nesta pandemia: “O hospital gerido pela Ebserh e de responsabilidade da Ufal está trabalhando diuturnamente para oferecer à população de Alagoas uma oportunidade de combate ao coronavírus naquilo que é a sua especialidade: casos extremamente complexos”.

O HU está finalizando mais oito leitos de pré-alta, onde o paciente fica antes da liberação da UTI, e 16 leitos de enfermaria, para os casos menos graves. Essa segunda etapa da Unidade Covid-19 ficará disponível até o final do mês.  De acordo com Eliane, todo o investimento para montar a estrutura está sendo feito a partir de recursos próprios do Hospital Universitário e da Ufal

“Ressaltamos o trabalho excepcional da equipe gestora do HU que em menos de 60 dias está conseguindo entregar a primeira fase da unidade pronta. A segunda fase está prevista para entrega a partir do dia 20”, disse.

A logística para deixar a Unidade Covid estruturada foi feita com a equipe de trabalho da Ufal e do Hospital Universitário, que se colocou à serviço de colaborar com o combate à doença. “O HU atende pessoas carentes, pacientes de média e alta complexidade, pessoas com câncer, nefropatas, gravidez de alto risco e, naturalmente, já têm imunossupressões. No entanto, o hospital não poderia se furtar de participar desse esforço porque é o único hospital público federal de Alagoas, que atende uma média de 27 a 30 mil pessoas por mês. Então, o hospital tem buscado colaborar porque é nosso papel e nossa missão, da mesma forma que amamos nossos familiares, precisamos amá-los também, dar todo o nosso carinho e sermos para essas pessoas uma esperança”, destacou Célio Rodrigues, superintendente do HU.

Em busca de profissionais

Com o HU preparado, equipado para prestar assistência de qualidade no enfrentamento à pandemia, os esforços da gestão se concentram agora em adquirir profissionais para estar à frente dessa missão.

“A gente ainda tem um gargalo de pessoal para fazer a operação desses leitos, então, nesse momento, a gente precisa de médicos, de técnicos de enfermagem, de fisioterapeutas, enfermeiros, que possam entrar no dia a dia, no embate contra o vírus”, enfatizou o reitor da Ufal.

Os meios para contratar os profissionais dependem de dois editais em andamento: um pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, que encerrou as inscrições na segunda-feira (6), e o outro pelo Governo do Estado, que está selecionando 500 profissionais de forma emergencial.

“É fundamental que a gente consiga esses profissionais, senão, nós vamos ter a melhor estrutura de Alagoas, montada especificamente para o combate à covid, mas sem poder funcionar por falta de pessoal”, salientou Tonholo.