Parceiros da Ufal no combate ao coronavírus acompanham produção de álcool em gel

Mobilização continua para que fornecimento de insumos não seja interrompido
Por Thâmara Gonzaga - jornalista
31/03/2020 15h59 - Atualizado em 18/05/2020 às 16h32
Materiais serão destinados para uso dos profissionais do HU

Parceiros da Universidade Federal de Alagoas na produção de materiais de higiene que serão doados ao Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU), a presidente do Conselho Regional de Química (CRQ – 17ª/AL), Fátima Lipo, e o presidente da empresa Plastec, Gilvan Leite, estiveram no Instituto de Química e Biotecnologia (IQB) da Ufal nessa segunda-feira (30).

Na ocasião, tiveram a oportunidade de conversar com estudantes, professores e técnicos voluntários, além de acompanhar a produção de álcool em gel 70%. “Olhando o momento que estamos passando, buscamos unir esforços junto a outros parceiros do setor do plástico e também grandes parceiros como a Ufal e o CRQ para fabricar produtos essenciais no combate à Covid-19”, declarou Gilvan Leite, que também preside o Sindicato das Indústrias de Plásticos e Tintas do Estado de Alagoas (Sinplast). Ele enfatizou que “amenizar os efeitos desta pandemia é um gesto humanitário e solidário”.

A presidente do CRQ em Alagoas destacou que a visita também foi para parabenizar a ação dos voluntários que estão na linha de frente do trabalho, unindo forças a cada dia. E ressaltou que os trabalhos não param. “Nós do CRQ e o senhor Gilvan estamos nos bastidores, mobilizando para que não haja interrupção no fornecimento de insumos necessários e para o engajamento de [novos] voluntários”, disse Fátima Lipo.

Unidade de referência e com atendimento exclusivo pelo Sistema Único de Saúde (SUS), Lipo afirmou que a ação coordenada pela Ufal com o apoio da iniciativa privada é “um suporte fundamental para o HU que recebe, diariamente, pacientes do SUS”. Ela ainda contou que há o desejo de ampliar a doação de materiais para outros setores, a exemplo dos asilos. “Com a produção aumentando, a intenção é ampliar para dar suporte a casas de idosos. Só em Maceió são 23 registradas”, relatou.

Como ajudar

Empresários de Alagoas, dos mais diversos ramos de atuação, vêm colaborando com a doação de materiais, a exemplo de etanol, hipoclorito de sódio, luvas, entre outros insumos. Já estudantes e professores da Ufal trabalham na produção de álcool em gel 70%. Todos os materiais serão destinados para uso dos profissionais do HU.

Os trabalhos na Ufal são realizados no laboratório do Instituto de Química e Biotecnologia (IQB) e coordenados pela professora Valéria Rodrigues Malta, que também é vice-diretora do IQB. “Agradeço do fundo do coração a cada um daqueles que vêm [ajudar], e que nos auxiliam com doações de materiais”, disse Valéria.

O grupo permanece aberto para que mais pessoas, da comunidade universitária ou do empresariado, disponham-se a ajudar, seja com doação ou trabalho. Os interessados devem entrar em contato com as professoras Valéria Malta ou Tatiana Balliano, do IQB.