Hospital Universitário pretende triplicar capacidade do setor de hemodiálises

Com isso, HU vai ampliar atendimento a pacientes com doença renal crônica
Por Jacqueline Freire – jornalista
11/12/2020 08h36 - Atualizado em 11/12/2020 às 08h36
Unidade do Sistema Urinário do HU é referência no Sistema Único de Saúde pela estrutura e pela excelência do seu corpo clínico

Quem passa por um problema renal ou tem algum familiar acometido da doença sabe o quanto o tratamento é complicado. Se aliar isso ao atendimento dos hospitais, tudo se complica. Mas uma iniciativa da Unidade do Sistema Urinário (USU) do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes da Universidade Federal de Alagoas (HU), pretende diminuir esses problemas. Responsável pelos pacientes portadores de patologias renais, em especial na prestação de serviço médico especializado em hemodiálise, tanto a pacientes ambulatoriais quanto para internados nos diversos setores do HU, a USU criou uma proposta de realizar o terceiro turno de hemodiálise.

Em 2019 foram realizadas 3.495 sessões de hemodiálise, com uma média mensal de 291. Com a proposta de ampliação da Unidade de adotar o terceiro turno em hemodiálise, a capacidade de atendimento será o triplo do atual, em benefício dos pacientes do SUS assistidos na Instituição.

Segundo o médico Francisco de Assis Costa, gerente de Atenção à Saúde, a USU do HU é referência no Sistema Único de Saúde pela estrutura e pela excelência do seu corpo clínico. “A criação de um terceiro turno para atendimentos beneficiará pacientes que aguardam na fila por um transplante de rim ou que necessitam de tratamentos contínuos e que estão em fila de espera”, afirmou.

A ampliação será possível após o redimensionamento de recursos humanos no Hospital, além do treinamento promovido para os colaboradores que forem realocados para tal finalidade. Atualmente, o serviço de hemodiálise do HU conta com 18 máquinas em funcionamento. A Unidade conta com o ambulatório onde são realizadas consultas das especialidades médicas Nefrologia e Urologia e também com o serviço de hemodiálise, para realização de sessões dos pacientes em terapia renal substitutiva (aqueles dependentes de diálise ou aguardando transplante renal).

Hoje no ambulatório especializado de consultas da USU, são realizados atendimentos diários em Nefrologia e Urologia, possuindo seis horários de ambulatório semanais com médicos e técnicos e quatro horários semanais com docentes em Nefrologia, além de dois horários semanais com Urologista. Em 2019, foram realizadas 6.337 consultas ambulatoriais. O serviço de hemodiálise ambulatorial manteve o funcionamento em quatro turnos semanais, atendendo preferencialmente pacientes internados e em tratamento no Centro de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon) do HU.