HU emite nota para esclarecer sobre suspensão de refeição de estagiários

Superintendente explica que auditoria apontou ilegalidade na continuidade do fornecimento
Por Ascom Ufal
03/11/2020 07h20 - Atualizado em 03/11/2020 às 12h09

Sobre a suspensão de refeições para estagiários do Hospital Universitário, o superintendente Célio Rodrigues explica em nota que a medida foi feita em atendimento à legislação: “O HU foi auditado e essa auditoria apontou ilegalidade caso houvesse continuidade de fornecimento dessas refeições”.

Leia abaixo a íntegra da nota

Nota de esclarecimento

O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (Hupaa) informa que desde fevereiro está em negociações com a coordenação de estágio e com a direção da Faculdade de Medicina (Famed) sobre o tema refeições de estagiários com recursos do SUS. Dos 24 cursos da Universidade Federal de Alagoas que fazem estágio no Hupaa, 22 nunca se alimentaram com recursos do SUS e apenas alguns alunos do 5º e 6º anos de Medicina e poucos de Enfermagem se alimentavam no Hospital, sendo que dentre os de medicina, historicamente, metade dos alunos já não utilizava o serviço.

A direção do Huppa explica que a descontinuidade se deveu à necessidade de se adequar à legislação. O Hospital foi auditado e essa auditoria apontou ilegalidade caso houvesse continuidade de fornecimento dessas refeições. Essa ilegalidade também foi confirmada pelo setor jurídico. Da mesma forma, também por questões legais, funcionários e gestores não têm alimentação subsidiada pelo SUS.

Por essas razões, a gestão do Hospital não pode cometer ilicitudes. Contudo vem buscando alternativas junto a representantes do  Centro Acadêmico de Medicina e vai garantir espaço físico equipado para quem desejar levar sua alimentação, bem como vem conversando com a Pró-reitoria Estudantil da Ufal visando garantir alimentação aos que estiverem em vulnerabilidade social e comprovadamente não tenham recursos para alimentar-se sem ajuda ou subsídio.