Escola Técnica de Artes apresenta espetáculo 'Vem buscar-me que ainda sou teu'

Texto de Carlos Alberto Soffredini é um clássico da dramaturgia brasileira
Por Simoneide Araújo - jornalista colaboradora
04/09/2019 09h50 - Atualizado em 04/09/2019 às 09h59

O novo espetáculo da Escola Técnica de Artes (ETA) faz os alunos de Arte Dramática mergulharem na realidade do teatro popular brasileiro, na estória de uma trupe de circo-teatro decadente. Baseada na música Coração Materno, de Vicente Celestino, a tragicomédia musical Vem buscar-me que ainda sou teu, de Carlos Alberto Soffredini, terá seis apresentações no Teatro Sala Preta do Espaço Cultural, com entrada gratuita. Será nos dias 9, 10, 11 e 12 de setembro, às 19h.

O melodrama musical tem um elenco com 25 atrizes e atores, alunos do curso técnico de Teatro da Ufal, e apresentará canções executadas ao vivo. Outra novidade é que nos dias 11 e 12 haverá uma intérprete de Libras. O grupo vai apresentar o texto de Soffredini, que completa 40 anos de sua estreia, já teve Laura Cardoso no papel principal. 

O espetáculo tem direção dos professores Toni Edson e Waneska Pimentel e apoio da Residência Artística Joana Gajuru da ETA. Segundo Toni, o texto retrata os bastidores da trupe e a atração principal é a versão teatral da canção. “É uma peça dentro de outra, utilizando uma metalinguagem que investiga as origens e as características desse antigo modo popular de se fazer teatro”, destacou. 

O autor

Autor de textos consagrados como Hoje é dia de Maria, Carlos Alberto Soffredini é descrito pela Enciclopédia Itaú Cultural como um homem que "sempre se lançou à experimentação, transpondo histórias populares para o teatro, buscando não a reprodução realista das formas populares, mas a revelação do universo poético presente em seus conteúdos".

Vem buscar-me que ainda sou teu é resultado de quatro anos de pesquisa do autor sobre a tradição do circo-teatro. “Agora nas mãos da turma do módulo 3 de Arte Dramática, a montagem faz parte da conclusão de um semestre de pesquisa e trabalho”, disse Toni.

SERVIÇO

O quê: Vem buscar-me que ainda sou teu

Quando: dias 9, 10, 11 e 12 de setembro, às 19h

Onde: Sala Preta do Espaço Cultural da UFAL (R. Mal. Roberto Ferreira, 148-212 – Centro), com entrada franca. 

FICHA TÉCNICA: 

Autor: Carlos Alberto Soffredini  

Canções: Wanderley Martins e Toni Edson 

Direção: Toni Edson e Waneska Pimentel

Aulas de canto: Claudiana Melo

Preparação corporal: Reginaldo Oliveira 

Preparação vocal: Geová Amorim 

Colaboração artística: Alex Cerqueira 

Cenário: Alex Cerqueira e Jeamerson Santos

Maquiagem: Alex Cerqueira 

Figurino: Andrea Almeida e Alex Cerqueira

Estagiários e aulas de circo: Henrique Nagope e Josival Silva 

Oficina de iluminação: Claudemir Santos 

Sonorização: Brother Sandes

Elenco: Adda Feitosa, Alonso Netto, Ari Denisson, Ayumi Sartori, Beatriz Verçosa, Cassius Ogro, Edmar Castro, Elton Sobral, Emerson Ramos, Emília Lopes, Glauber de Melo, Guto Delima, Ivan Lima, James Almeida, Jessica Marques, Karol Peixoto, Lavinnya Luciani, Letícia Costa, Lucas Carvalho, Maria Araújo, Millena Brandão, Mirian Quevedo, Pedro Leon, Priscila Angel e Rauny Soares. 

Músicos/execução da trilha sonora: Henrique Nagope, Josival Silva e Renault Guimarães 

Arte gráfica: James Almeida 

Intérprete de Libras: Bárbara Lustosa