Prograd realiza 1ª Reunião Anual de Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas

Evento que ocorre em outubro terá inscrições gratuitas até 15 de setembro
Por Pedro Vianna – estagiário de jornalismo
28/08/2019 07h00 - Atualizado em 28/08/2019 às 09h01

A Pró-reitoria de Graduação (Prograd), por meio do Programa de Formação Continuada em Docência (Proford) e da Assessoria de Comunicação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), promove a 1ª Reunião Anual de Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas da Ufal que vai acontecer nos dias 1º e 2 de outubro no auditório do Hospital Universitário (HU). A reunião servirá como um complemento do Curso de Tecnologias Digitais e Metodologias ativas (TDMA) que aconteceu em 2018.

O evento será destinado não só aos participantes egressos do Curso TDMA, como também a professores da Ufal que possuem alguma experiência dentro desse âmbito, assim como, a estudantes de pós-graduação nas áreas de educação que também poderão apresentar trabalhos acadêmicos porém no formato de painel.

A programação do evento contará com as palestras “Perspectivas da Incorporação das Tecnologias Digitais na Prática Docente​”, ministrada pelo professor Fernando Silvio Cavalcante Pimentel (Cedu/Ufal) e “Inteligência Artificial em favor da Educação com Metodologia Ativa” ministrada pelo professor Evandro ​de Barros Costa (IC/Ufal)

Como vai funcionar a Sessão Oral e a Sessão de Painéis?

A Sessão Oral “Compartilhando experiências” está prevista para o dia 1º, em que o participante irá expor oralmente seu relato de experiência, com duração máxima de 15 minutos, sendo 10 a 12 minutos de apresentação e 3 a 5 minutos para dúvidas e discussões. Já no dia 2 de outubro, a sessão de painéis irá ocorrer com os trabalhos e relatos de experiência que poderão ser apresentados em painéis que ficarão expostos no saguão do auditório do HU.

O Evento

Segundo a comissão organizadora do evento, tem se mostrado bastante desafiador acompanhar o ritmo de mudança dos paradigmas educacionais que está sendo impulsionado pelo avanço da cultura da informação digital na sociedade. “Acreditamos que uma das maiores ferramentas para manter o entusiasmo na busca por esta necessária mudança seja o trabalho coletivo. Esta reunião visa proporcionar uma troca de experiências entre docentes da Ufal, fruto da aplicação prática dos conceitos e ferramentas desenvolvidas neste curso, sejam estas experiências positivas ou não, com o objetivo de proporcionar um encorajamento mútuo, atrair novos docentes e discentes para esta discussão e nos manter atualizados com as mais recentes novidades tecnológica e metodológicas da área”, explicam.

Para o professor, Elton Nascimento, as mudanças que a cultura digital vem trazendo faz com que os docentes encontrem algumas dificuldades em acompanhar, fazendo com que suas práticas se tornem cada vez mais ultrapassadas e ineficientes e por isso a necessidade de atualização.

“Este evento foi pensado para ser um momento de troca de experiências entre docentes e pesquisadores, no sentido de se criar uma rede de incentivo e colaboração mútua. Acreditamos ser muito mais difícil para o docente incorporar estas mudanças em sua prática se ele o faz de maneira isolada. Um coletivo de professores pensando e colaborando juntos é uma importante ferramenta para difundir e não deixar esta ideia morrer”, conclui.

Para se inscrever, basta preencher o formulário disponível no site. As inscrições serão gratuitas e estarão abertas até 15 de setembro a qualquer pessoa interessada.

Para saber mais detalhes sobre a programação do evento e de como serão as apresentações, basta acessar o portal. Para mais informações basta entrar em contato com através do email: emn@fis.ufal.br.

As Instruções a respeito da confecção dos painéis ainda serão divulgadas no mesmo site.