Ouvidoria da Ufal apresenta plataforma Fala.BR

Iniciativa integra os sistemas de Ouvidoria e Acesso à Informação em uma única plataforma
Por Olívio Candido - estudante de Jornalismo
09/08/2019 08h00 - Atualizado em 08/08/2019 às 15h09

A Controladoria-Geral da União (CGU) inaugurou na última quarta-feira, 1º de agosto, a plataforma Fala.BR. O site integra o Sistema Nacional Informatizado de Ouvidorias (e-Ouv) e o Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e-Sic). A iniciativa pretende simplificar e modernizar o acesso do público na manifestação de opiniões e solicitações de acesso à informações.

A integração dos sistemas abre caminho para novas funcionalidades e melhorias no tratamento de manifestações, cadastros de usuários e interfaces."A plataforma concentra as ferramentas de controle social num único local, facilitando os meios para o contato com a Universidade. Pelo FalaBR a comunidade pode levar até a Ouvidoria-Geral demandas que visam a melhoria do serviço público", afirma Georgina Bomfim, servidora da Ouvidoria-Geral da Ufal.

Na plataforma, alunos, servidores e técnicos da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) podem solicitar Acesso à Informações em posse do Governo Federal; Denunciar atos ilícitos praticados por agentes públicos; Fazer elogios; Abrir reclamações, solicitações e enviar sugestões. Nesta junção foi criado o Simplifique, nova opção que possibilita ao público oferecer propostas para desburocratização do serviço público. A plataforma do FalaBR foi desenvolvida pela CGU para permitir o cumprimento da Lei de Acesso à Informação e do Código de Defesa dos Usuários de Serviços Públicos.

As manifestações podem ser feitas presencialmente na Ouvidoria-Geral, localizada na sala 113 da reitoria do Campus A.C. Simões, ou de forma eletrônica, mediante cadastro na plataforma FalaBR. Para mais informações, acesse o link