Cineclube Papa-Sururu exibe filme Pastor Cláudio nesta quarta

Documentário conta a história do ex-chefe da Polícia MIlitar durante os anos 70
Por: Ascom Ufal - 14/08/2019 às 07h53
context/imageCaption

Arte de divulgação

O Cineclube Papa-Sururu promove nesta quarta-feira (14) a exibição do filme Pastor Cláudio. A sessão cineclubista, aberta ao público, ocorrerá na Sala 6 do prédio do COS na Universidade Federal de Alagoas. Após o documentário haverá um debate entre os presentes sobre questões que envolvem a linguagem cinematográfica e as dimensões históricas identificadas na obra.

O documentário Pastor Cláudio, inédito em Maceió, foi realizado pela cineasta Beth Formaggini e lançado em março deste ano. A produção é pautada num encontro-entrevista entre dois personagens, o ativista de Direitos Humanos Eduardo Passos e o bispo evangélico Cláudio Guerra. Na ocasião, o ex-chefe da polícia civil durante os anos 70, apontado como responsável pela morte e incineração de dezenas de pessoas que resistiram ao regime ditatorial militar.

O Cineclube Papa-Sururu é um espaço de formação do olhar e discussão sobre linguagem cinematográfica. Mensalmente, sessões, gratuitas e livres, são organizadas e debates ocorrem depois dos filmes. O Papa-Sururu é coordenado pela professora de Jornalismo Raquel do Monte há dois anos.  As atividades têm como eixo curatorial a exibição de documentários brasileiros com vistas à compreensão do cinema e da cultura nacional.